sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESTAÇÃO CULTURAL


Ter disponível um terminal com acesso à internet enquanto se espera a chegada de um ônibus. Essa situação, comum em uma bus station de Londres ou Berlim, agora também já é realidade no Brasil. Em uma iniciativa inédita, a Fundação Banco do Brasil em parceria com o Açougue Cultural T-Bone e a Petrobras, inaugurou nessa terça-feira (15/05), em Brasília, o projeto Estação Cultural que prevê livros disponíveis para empréstimos, organizados em uma estante com iluminação interna; serviço de internet 24 horas com um computador com tela touch screen, desenvolvido com exclusivamente para o projeto; e wi-fi com capacidade de 10 megas no raio de um quilômetro. Tudo isso oferecido gratuitamente para a população em pontos de ônibus de Brasília/DF.
Jacques de Oliveira Pena, diretor-presidente do BRB,
 
 

Para  Luiz Amorim, idealizador do Projeto, o objetivo principal é estimular e ampliar o acesso à cultura, informação e comunicação, com a finalidade de melhorar as condições sociais da comunidade brasiliense. “Disponibilizar Internet de graça para qualquer pessoa era o que faltava para o Açougue Cultural. Apesar do número de usuários da web crescer a cada dia, a ferramenta ainda não chegou à casa de todos. Além de incentivar a leitura, queremos promover o acesso à rede mundial de computadores”, diz Amorim. 
De acordo com o gerente da Petrobras de Brasília, José Samuel Magalhães, o Projeto Estação Cultural é de grande importância para Brasília e para o Brasil. “Precisamos zelar por esse patrimônio, pois a Estação Cultural é da população brasiliense, do povo brasileiro”, diz o gerente.
Em 2007, com patrocínio da Petrobras, o Açougue Cultural deu início ao Projeto Parada Cultural – Biblioteca Popular, emprestando livros aos usuários de transporte coletivo em alguns pontos de ônibus da avenida W3 Norte. “Agora temos as Estações Culturais, então espero que o Projeto cresça e que possamos expandir as Estações não só aqui no Plano Piloto, mas também nas cidades satélites”, concluiu Samuel.
Administrador de  Brasília, Messias  de Souza. 
Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, a população de Brasília ficará orgulhosa e satisfeita com essa iniciativa do Açougue Cultural T-Bone em parceria com a Fundação. “Agora pouco dei uma brincada na tela, entrei no site da Fundação, no banco de tecnologias sociais, que estão para consulta da população. Então, assim como o site da Fundação os usuários de transporte público poderão acessar vários outros sites interessantes durante o período que estiverem aguardando o ônibus. A iniciativa é muito importante para Brasília. Nós esperamos que a população brasiliense receba esse projeto como um direito de acesso à Internet. E, assim como o livro livre é respeitado, acreditamos que a população vai respeitar as Estações Culturais”, afirmou Streit. 

Além do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, do gerente de Comunicação da Petrobras, José Samuel Magalhães, estiveram no lançamento da Estação Cultural os deputados distritais Israel Batista, Claudio Abrantes e Wasny de Roure e o administrador de Brasília, Messias de Souza, entre outras autoridades, representantes do GDF e do Ministério da Cultura.
Sobre o Projeto
O projeto das estações culturais visa estimular e ampliar o acesso à cultura, informação e comunicação de forma a contribuir para melhoria das condições sociais. O serviço de internet e empréstimos de livros já está sendo disponibilizado nas três Estações Culturais inauguradas, localizadas nas paradas de ônibus do Setor Bancário Sul (Estação Galerias) e nas quadras 712 e 512 da Avenida W3 Norte. Em outras quadras - 714 e 514 e 516 - da mesma avenida,  está previsto nessa primeira fase o empréstimo de livros, dando continuidade ao projeto Parada Cultural – Biblioteca Popular 24 horas, iniciado em 2007 pelo Açougue Cultural.

Visando valorizar a produção literária local, o projeto Estação Cultural publicará na parte lateral dos oitos módulos poesias inéditas de escritores e personalidades da capital. Nesse primeiro momento, cada Estação contará com poesias de Aloísio Brandão,  Amneres Santiago, Fabrízio Morelo, Jorge Amâncio, Luiz Martins, Miquéias Paz, Paulo José Cunha e Vicente Sá (poesia da foto).


Além da Fundação Banco do Brasil, são parceiros na iniciativa, a Petrobras, a Administração de Brasília, a Universidade de Brasília, a Biblioteca Demonstrativa, a Unesco em Brasília e Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate