quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Escritor baiano Antônio Torres é escolhido para ocupar a cadeira 23 da ABL


Torres foi eleito para a ABL com 34 dos 39 votos necessários e passa agora a ocupar a cadeira que já foi de escritores como Alfredo Pujol e Zélia Gattai


Nahima Maciel
Publicação: 07/11/2013 18:03 Atualização: 07/11/2013 18:06
 

Antônio Torres é autor de 17 livros, entre romances, coletânea de contos e histórias infantis (Fernando Rabelo/Divulgação)
Antônio Torres é autor de 17 livros, entre romances, coletânea de contos e histórias infantis

O escritor baiano Antônio Torres foi eleito pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira de nº 23, que pertencia ao jornalista Luiz Paulo Horta, morto no início de agosto.

Torres foi eleito para a ABL com 34 dos 39 votos necessários e passa agora a ocupar a cadeira que já foi de escritores como Alfredo Pujol e Zélia Gattai.

Aos 73 anos, Torres é autor de 17 livros, entre romances, coletânea de contos e histórias infantis. Nascido em um povoado no interior da Bahia, ele publicou o primeiro romance, Um cão uivando para a lua, em 1972, mas foi com Essa terra, de 1976, que o escritor ganhou projeção nacional.

No romance, o baiano fala de êxodo rural com uma narrativa muito marcada por histórias autobiográficas. Essa terra foi o primeiro de uma trilogia completada por O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, romance mais recente do escritor e vencedor do Prêmio Jabuti de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate