quinta-feira, 31 de maio de 2012

ARTE EM ABERTO L. C. VINHOLES


Temos a rara oportunidade de assistir, nessa sexta, a  L. C. Vinholes, um compositor e poeta gaúcho que morou em diversos lugares do mundo e, já há alguns anos, está em Brasília, embora aqui permaneça praticamente ignorado do meio artístico e cultural. 

Sua experiência mais marcante no exterior deu-se, certamente, no Japão, para onde foi em 1957, levado por uma bolsa do governo daquele país. Lá residindo até meados dos anos 60, pôde organizar a Exposição de Poesia Concreta no Museu de Arte Moderna de Tóquio (1960 – a primeira do gênero no exterior) e a I Exposição Internacional de Poesia Concreta (Tóquio, 1964). (Posteriormente, organizará exposições de poesia concreta em Ottawa (1983), Toronto (1985) e Milão (1997).)

Também no Japão, travou contato com importantes músicos, artistas visuais e performáticos e poetas, entre os quais destacamos Kitasono Katsue, o patriarca da poesia de vanguarda japonesa, de quem traduzirá uma coletânea de poemas, publicada em 1983.

Entre as mais relevantes realizações artísticas de Vinholes estão, sem dúvida, a elaboração da técnica de composição Tempo-Espaço (1956) e a criação das primeiras músicas aleatórias brasileiras (1961-62).

Vale ressaltar, ainda, que Vinholes participou, como compositor ou autor convidado, de diversos encontros, nacionais e internacionais, de música e de poesia.  A riqueza de sua experiência multiartística e multicultural é justamente o tema de sua palestra, conforme ele explica no recado a seguir.

Caro(a)s amigo(a)s,
Às 19h do dia 1º de junho vindouro, no auditório do sebo Sebinho, na 406 Norte, Bloco C, darei uma palestra a convite [dos sobreviventes] do Grupo Heleura, do qual se comemoram 30 anos de fundação. Na minha palestra, com duração de uma hora e meia, falarei, utilizando 115 diapositivos, sobre minhas obras em música e poesia, sobre a dos poetas que conheci e minhas atividades de divulgação da música e da poesia brasileira durante os anos que vivi no Japão, Canadá e Itália. Serão apresentadas minhas peças Tempo-Espaço VIII e IX, em gravação por músicos da Orquestra Sinfônica Nacional. Encerrando o encontro, será criada uma obra coletiva. Conto com o seu apoio e sua presença. Um abraço. L. C. Vinholes
P.S.: A entrada é franca.




                         "Arte em Aberto": atemporística, aespacial, atemática
             (comentários e informações sobre  atividades em música, poesia e arte)

Local: Livraria Sebinho
SCLN 406, Bloco C, L/ 44
Asa Norte – Brasília
(às 19:00 h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate