domingo, 13 de maio de 2012

O Projeto Arte em Aberto


                                                                              

  O Projeto Arte em Aberto
convida para a palestra sobre poesia concreta, com Francisco K,
encerrando a 1ª etapa de seu ciclo inaugural (a 2ª etapa começará logo na semana seguinte),
na Livraria Sebinho (406 Norte, Bl. C),
às 19 h. (e pouco) do dia 14 de maio (segunda):
 

palestrA


POESIA
                                CONCRETA

                        (audio(re))vista
                                                    hoje

O palestrante e pretenso poeta, não sem alguma irritação com o epíteto de "concretista" que lhe é insistentemente atirado, resolve revidar com a questão: Was ist das – die Konkrete Dichtung? ("O que é isto – a Poesia Concreta?")

E intenta fazê-lo, sem dúvida, como alguém que foi formado nessa poética: tanto por seus poemas, como por suas proposições crítico-teóricas – e, também crucialmente, por seu modo de olhar (e traduzir) a tradição.

É sabido que a "poesia visual" existe, se não já nos primórdios da escrita, ao menos desde o período helenístico. Qual, então, a real "novidade" trazida pela poesia concreta, esse movimento coletivo e internacional dos anos 1950 e 60, que tem no Brasil seu mais rico e consistente centro irradiador?

A ideia de transpor para a forma escrita (visual) características do objeto/conceito denotado verbalmente corresponde a uma proposta poética ingênua (a "falácia icônica")? Como avaliar, no campo da poesia, a força e as limitações dos conceitos de ícone,de ideograma e de isomorfia ("conflito de fundo-e-forma em busca de identificação")? O que dizer, ainda, dos embates concretos de analogia e ironia?

Como transcorre, no tempo, a poética concreta (brasileira)? Como o plano piloto para poesia concreta (1958) sintetiza todo um percurso de pesquisas coletivas – e por que esse programa é sistematicamente descumprido nos lances criativos desses mesmos poetas que lhe sucedem?

Como considerar os movimentos que, no Brasil, surgem em oposição à poesia concreta – ou o que dizer da recepção (e seus desdobramentos) ao movimento no exterior?

E, afinal, como fica a poesia concreta (ou seu legado) no novo ambiente – digital e eletrônico – de trocas incessantes de textos + sons + imagens, num cenário aceleradamente mutante e saturado de informações?

[O palestrante se dará por satisfeito se conseguir responder, fazendo-se entendido, ao menos algumas dessas questões... para isso vai contar, é vero, com o poderoso auxílio do PowerPoint.]

Francisco K é poeta e ensaísta, com 5 livros de poesia publicados, além de Poesia? – e outras perguntas (7 Letras, 2011), coletânea de textos críticos (vários dos quais tratam da poesia e dos poetas concretos). Escreveu dissertação sobre o filme Limite, de Mário Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate