sexta-feira, 25 de maio de 2012

Heine, hein? – Poeta dos contrários



André Vallias é uma das mais importantes figuras da cena brasileira da poesia experimental/visual/digital. No siteErrática (www.erratica.com.br) ele vem divulgando relevantes criações, recriações (traduções) e reflexões - inclusive as de sua própria lavra - que têm como eixo a poesia-invenção, em apurado e arrojado (web-)design. 

Sua dedicação à tradução-arte obteve um inegável salto de qualidade (e quantidade) no enfrentamento sistemático com a poesia do grande poeta Heinrich Heine (o judeu-alemão esquerdista que deu, para Nietzche, "a ideia suprema de poeta lírico" - acrescentando este, no Ecce Homo, que "ainda se dirá que Heine e eu fomos os grandes artistas da língua alemã").   

O livro Heine, hein? – Poeta dos contrários (São Paulo: Perspectiva, 2011. Signos 53, 544 páginas) foi considerado por Augusto de Campos "um dos mais significativos projetos literários brasileiros dos últimos anos de que tenho conhecimento". Além de pontuar a importância de Heine ("ao lado de Goethe e de Rilke (...) um dos maiores poetas de língua alemã de todos os tempos"), Augusto frisa a "alta qualidade estética das traduções", valorizando, ainda, os demais itens que enriquecem o volume, como o estudo introdutório e a tradução de seus afiados textos em prosa.

Através da leitura comentada – ilustrada e sonorizada – de poemas e textos, será oferecido ao público brasiliense um mosaico instigante e variado da produção de Heine, apresentado como primeiro poeta da Modernidade. Também serão mostrados alguns dos Lieder que o tornaram um dos autores mais musicados do Ocidente. 


aula-recital multimídia
HEINE HEIN? (poeta dos contrários)
com ANDRÉ VALLIAS

terça - 29 de maio - 19 h.
Instituto Goethe
Av. w-5 Sul - SEPS 707/907






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate