terça-feira, 10 de abril de 2012

Lançamento do CD - Viagens a Lugares Inacessíveis


Viagens a Lugares Inacessíveis
Lançamento do quarto cd do Duo de Flauta e Piano, com Artur Andrés e Regina Amaral, faz ressoar o ensinamento espiritual trazido por G. I. Gurdjieff para ocidente, na primeira metade do século XX

No dia 11 de abril, às 20 horas, acontecerá o lançamento na Escola de Música de Brasília do cd Viagens a Lugares Inacessíveis, pelo Duo de Flauta e Piano, formado por Artur Andrés e Regina Amaral, com a participação especial de Alexandre Andrés. Esse é o quarto cd com obras de George Ivanovich Gurdjieff (1877 – 1949) e Thomas de Hartmann (1885 – 1956) produzido pelo Duo. Os três primeiros CDs são intitulados Cantos e Ritmos do Oriente, Músicas dos Sayyids e dos Dervixes e Hinos, Preces e Ritos.

George Ivanovich Gurdjieff foi mestre espiritual nascido no Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, local de encontro de diferentes culturas. Ele transmitiu novas formas de conduzir o homem para um “despertar” de uma série de automatismos e condicionamentos que o afetam e que são impossíveis de serem “desconstruídos” apenas com o uso da mente. Ele fez isso por meio de trabalhos em grupo e individuais, usando um amplo espectro de exercícios e técnicas: meditação, leitura, reflexão, exercícios práticos de auto-observação, movimentos e danças sagradas, sendo a música um dos seus maiores legados.

Por volta de 1917, em Essentuki, Gurdjieff começou a trabalhar intensivamente seus movimentos e danças sagradas. Junto ao músico e compositor ucraniano Thomas de Hartmann, compôs mais de 300 músicas que continham uma específica combinação de elementos: as melodias étnicas, a música ritual de templos e monastérios remotos e a cadência da Liturgia Ortodoxa. “Antes de encontrar Gurdjieff, era evidente para mim que, para realizar meu trabalho de criação, ‘algo’ me era necessário, ‘algo’ maior, mais elevado, a que não podia dar nome. Somente se eu possuísse esse ‘algo’, poderia me superar, poderia esperar sentir uma real satisfação com o meu próprio trabalho criativo”, descreveu Thomas de Hartmann.

quarta  dia 11-4, às 20:00 em Escola De Música De Brasília - 602 SUL




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate