segunda-feira, 2 de abril de 2012

02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Conscientização e Inclusão dos alunos autistas. 
Abrace essa ideia!


O dia 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Um diagnóstico precoce pode ser o melhor caminho para tratar essa doença silenciosa que atinge milhões de pessoas.
O autismo afeta a capacidade da pessoa se comunicar e de se relacionar socialmente. Costuma se manifestar antes dos 3 anos e é mais frequente em meninos. Trata-se de uma disfunção global do desenvolvimento mais comum do que se imagina. O número mais aceito no mundo vem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, instituição ligada ao governo dos Estados Unidos. Existe uma criança com autismo para cada grupo de 110.
A Videoteca Central da SEDF tem em seu catálogo os seguintes títulos que estão disponíveis para empréstimo:
Autismo: um mundo à parte – documentário com 48 minutos de duração, faz um análise sobre o mundo solitário dos autistas. Apresenta o descaso das autoridades e as dificuldades em tratar e estudar a doença. Mesmo possuindo todos os sentidos, os autistas têm muita dificuldade para se comunicar com o mundo externo.
O quebra cabeça do autismo – o documentário com 58 minutos de duração, procura responder a questões sobre o aumento exponencial do índice de crianças diagnosticadas com autismos nos dias de hoje. Apresenta as mais avançadas pesquisas sobre o assunto e também depoimentos de especialistas, pais, pessoas autistas e ativistas relatando suas experiências no processo de socialização.
Terapia com golfinhos – com duração de 25 minutos, esse documentário mostra como os golfinhos podem contribuir para melhorar as capacidades psicomotoras e aumenta a autonomia de deficientes físicos e autistas. Essas terapias, adaptadas a cada caso, contribuem para que os pacientes, em interação com os animais, desenvolvam seu potencial físico e mental.
Autismo, programa da série Em dia com a Educação, produzido pelo Canal E, com 52 minutos traz a entrevista de Maria de Fátima Castro, professora de crianças autistas e Ana Maria Berohff, psicóloga, consultora técnica da ABRA, Associação Brasileira de Autismo.
Esses vídeos estão disponíveis para empréstimo na Videoteca Central da SEDF, na sala 100 da EAPE, 907 Sul. Normas de Funcionamento e Horários consulte este site no link Profissionais da Educação, Videoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate