quinta-feira, 15 de março de 2012

Brasília busca título de "capital da literatura" com 1ª Bienal do livro

Mariana Moreira
Publicação: 15/03/2012 11:26 Atualização: 15/03/2012 12:29

A cidade do rock quer agregar a seu histórico mais um título: o de capital brasileira dos livros e da literatura nacional. O desejo, expresso pelo governador Agnelo Queiroz ainda durante sua campanha em prol da eleição, ganhou força em sua gestão e dá os primeiros passos. Os secretários de Cultura, Hamilton Pereira, e de Educação, Denilson Costa, lançaram ontem a 1ª Bienal Brasil do livro e da leitura, que será realizada de 14 a 23 de abril, em um pavilhão de 15 mil metros quadrados, montado na Esplanada dos Ministérios. “Demos o nome de Bienal Brasil e não Brasília, para tirar da província”, reforçou Hamilton Pereira.

A intenção é trazer autores importantes e diferentes, que ainda não sejam considerados famosos no mercado editorial do Brasil. O nigeriano Wole Soyinka, primeiro africano a ganhar o Nobel de Literatura, ganhou tradução especialmente para ser lançado durante a Bienal. O americano Daniel Polansky, da trilogia Cidade das sombras trará sua literatura policial ao país pela primeira vez. Richard Bourne fará o lançamento da biografia Lula do Brasil, e o argentino Mempo Giardinelli, a americana Alice Walker e o chileno Antonio Skármeta também estão entre os convidados estrangeiros. Entre os nomes nacionais, figuram Cristovão Tezza, Martha Medeiros, Marçal Aquino e Milton Hatoum, entre outros.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/03/15/interna_diversao_arte,293433/brasilia-busca-titulo-de-capital-da-literatura-com-1-bienal-do-livro.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate