terça-feira, 11 de setembro de 2012

Para driblar dificuldades, profissionais cinematográficos unem-se no DF

 
Yale Gontijo

Publicação: 11/09/2012 08:08
 (Carol Matias/Esp/CB/D.A Press)

Essencialmente, o cinema é uma arte feita em equipe. No Brasil, alguns realizadores têm estendido essa premissa para além da criação de um filme, unindo forças em torno de grupos de profissionais cinematográficos. Em outros estados brasileiros, esses coletivos de cinema têm sido responsáveis pelo aparecimento de experiências importantes de linguagem, caso do laboratório empreendido pelos mineiros da Teia. No Ceará, o Alumbramento (Estrada para Ythaca, Os monstros) encarou narrativas feitas com muito pouco dinheiro. No DF, a reunião de esforços assume diferentes identidades e modos de produção. O Correio rastreou algumas dessas ações.

Casa de criação
A sede do coletivo Caza Filmes não é uma residência, mas uma sala comercial de um shopping center no Lago Norte. No dia a dia, trabalham os cineastas Viça Saraiva e Érico Cazarré, mas a sede acolhe projetos audiovisuais de diversos realizadores em sistema de parceria. Não raro, os criadores se revezam para desempenhar outras funções nos filmes tocados pelo coletivo. “Quem traz um filme para cá tem de estar disposto a falar e a ouvir. Alguns projetos ficaram diferentes ao longo do tempo, mas dificilmente saem do mesmo tamanho”, filosofa Cazarré. O ator Juliano Cazarré, no ar como o Adauto, de Avenida Brasil, enxerga, no coletivo, a possibilidade de trabalhar com os irmãos, Érico e Marieta. Ao lado do primeiro, ele dirigiu e atuou no curta Véi enquanto finaliza a animação Roza, com a irmã. “Sempre tive esse sonho de trabalhar com a família. Acabei trilhando um caminho sozinho, mas sempre achei que daria para conciliar trabalhos com eles”, declarou.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/09/11/interna_diversao_arte,321839/para-driblar-dificuldades-profissionais-cinematograficos-unem-se-no-df.shtml
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate