quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prêmio von Martius de Sustentabilidade tem inscrições até 13 de maio

03/4/2013 - 11h01

 por Assessoria de Imprensa

n81 Prêmio von Martius de Sustentabilidade tem inscrições até 13 de maioO Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013 está recebendo inscrições pelo site http://www.premiovonmartius.com.br/ até o dia 13 de maio.

Criado em 2000 pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo como premio de Meio Ambiente, em 2007 o Premio von Martius passou a reconhecer relatos de melhores práticas (cases) de Sustentabilidade como um todo – foi o primeiro do Brasil a fazer isso. O Premio von Martius tem vários outros pioneirismos: foi o primeiro a premiar cases de Tecnologia; o primeiro a ter o apoio do PNUMA-ONU; o primeiro a compartilhar os projetos inscritos em um livro distribuido gratuitamente; o primeiro a adotar auditoria externa independente de procedimentos; o primeiro a ter uma certificação da pegada ecológica e o primeiro a compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do Brasil.

Realizado desde o ano de 2000 para “reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociendade civil que promovem desenvolvimento econômico, social e cultural no contexto do desenvolvimento sustentável”, o Premio von Martius é um dos mais disputados, seletivos e importantes do país: em 11 edições recebeu a inscrição de 1.464 projetos e premiou 99 cases – um premiado a cada 14 projetos inscritos. Nos anos 2011 e 2012 foi suspenso, retornando agora em 2013 de maneira especial: o evento de entrega dos resultados será realizado durante a 5a. EcoGerma, a feira de tecnologia e congresso técnico realizados pela Câmara Alemã em parceria com o Governo da Alemanha em São Paulo, em junho de 2013.

Segundo Ricardo Rose, diretor do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Alemã e coordenador do Premio, “a edição 2013 do Premio von Martius de Sustentabilidade será muito especial porque estamos unindo dois sucessos – o Premio e a EcoGerma – em um ano no qual se comemora o Ano da Alemanha no Brasil.”

O Prêmio von Martius sempre teve um processo de avaliação feito por uma Comissão Julgadora independente, composta por jornalistas, especialistas e empresários, que se reúnem e lêem os projetos inscritos. O jornalista e consultor Rogerio Ruschel, que coordena o processo seletivo do von Martius desde o ano 2.000 informa que a coordenação decidiu manter o perfil de uma Comissão Julgadora seletiva que tem acesso aos cases inscritos, aos documentos originais, e não apenas lê resumos pela internet: “Entendemos que isso enriquece o julgamento e agrega credibilidade aos resultados.”

O Premio von Martius tem uma taxa de inscrição de R$ 100,00. A inscrição é feita nas Categorias Natureza, Humanidade ou Tecnologia por internet mas só se completa com o envio de duas cópias impressas do case pelo correio. A edição 2013 tem o patrocínio da Volkswagen; o apoio do CEBDS, PNUMA, WWF e Sustentax; auditoria de procedimentos da BRTUV e compensação de GEEs da CarbonFix.

Mais informações: Danielly Andrade – Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética – Tel.: (+55 11) 5187 5149

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate