segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lilia Diniz em Mundo de Mundim


É com muita alegria que partilho com vocês a chegada de mais uma publicação, forjada nas pelejas diárias desse viver pela arte, para a arte e com arte.
A exemplo das outras publicações estarei fazendo lançamentos em vários lugares e espero vocês em algum deles.  O nosso primeiro encontro será no Riacho Fundo II, sexta feira.
 
O texto original foi escrito em 1998, para um trabalho performático, sobre a importância do livro. Mundim ganhou outras dimensões, e logo o trabalho, estava circulando na campanha de erradicação do trabalho infantil, em escolas e congressos de educação me ajudando compreender, antes de tudo, a mim mesma. O texto é escrito em rimas, embora não seja cordel, e é um diálogo entre Mundim e sua mãe que vivem em situação de trabalho escravo. O menino que nunca viu um livro. Ao se deparar com o “objeto estranho”, espantado e curioso vai ao encontro da mãe querendo respostas. A mãe sabe que “saber é perigoso” e tenta fugir das perguntas do filho. Mundim, como toda criança, continua questionar e na conversa com a mãe chega às suas conclusões. Uma delas é o que o conhecimento liberta!
Estimo que foram realizadas mais de mil apresentações do trabalho performático, em diversos espaços e eventos. Invariavelmente as pessoas querem o trabalho escrito, e com o propósito de ampliar as possibilidades de discussão sobre a temática. Agora Mundim tá no papel, virou livro para continuar circulando e espalhando esperanças mundo a fora, mundo a dentro de nós.
Eu e Haroldo Brito, da Criatus, desenvolvemos a proposta visual do material que só foi possível ser concretizado graças o apoio do Educandário de Fátima e da Red Empreendimentos Culturais. Apoio ainda incondicional da minha família que me incentiva e bota a mão na massa, nas linhas, nas palhas, na vida comigo.
 Gratidão a vocês que também acreditam na poesia, na arte e em meu trabalho ao longo desse estradar.

Fui aparada 
pelas mãos da velha parteira
no pingo do meio dia
de uma segunda-feira em chamas.

Herdei a sina das partidas
e fogo nos pés inquietos.

Sou entendida da ciência
de coisa nenhuma 

 http://www.youtube.com/watch?v=IJOVj7MKhLc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hqxkRrQEEbY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate