quarta-feira, 29 de junho de 2011

POEMAÇÃO XIX Poetas brasilienses declamados em Espanhol Uma Homenagem aos Poetas Angélica Torres y Fred Maia

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola abre suas portas para o Décimo Nono POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense traduzida para o espanhol, a língua materna dos países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné Equatorial, Filipinas e na Espanha, visando à II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, a ser realizada de 14 a 17 de setembro em 2011.
O Poemação 19 traz uma mostra de oito poetas brasilienses traduzidos para o espanhol pelo projeto “APRENDER A LER E TRADUZIR POESIA” projeto educativo e cultural apresentado na modalidade de curso de extensão da Universidade de Brasília pela professora Alicia Silvestre Miralles. Como tradutora publicou obra de Giordano Bruno, Lieder de Mozart e Vida de São Francisco de Assis (em prensa). Poeta publicou “El fruto vómico˝, “El Faro de Sigfrido˝, Antología “Poesía Pasión”, E. Moga e atua como professora da área de tradução na Universidade de Brasília.
Oito poemas de poetas brasilienses foram vertidos para o espanhol pelos tradutores : Carlos Saiz Alvarez que nasceu em Madrid (Espanha) e mora em Brasília desde o ano 2005, faz do seu idioma materno, o espanhol, a sua principal via para inserir-se na realidade local através das traduções que realiza do português para o espanhol em diferentes âmbitos e Rosa Maria Severino, a Rosita como é conhecida, é mineira, graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Literatura pela UnB. Trabalha como tradutora e intérprete de español-português.
Os oito poetas são: Amneres Santiago, Angélica Torres, Cristina Bastos, Fred Maia, Jorge Amancio, Marcos Freitas, Marina Mara e Nicolas Behr.
Angélica Torres
Dois poetas são homenageados Angélica Torres poeta e jornalista, recebeu o Prêmio Mário Quintana de Poesia, do Sindicato dos Escritores de Brasília pelo livro , Sindicato de Estudantes (1986), Solares com o grupo Bric a Brac, autora do texto de Koikwa, Um Buraco no Céu e dos livros Paleolírica , O Poema quer ser Útil e o recente Luzidianas pela coleção Oi Poema.
O outro poeta homenageado é Fred Maia ex-assessor especial do Ministro Cultura no governo Lula , um dos mentores do evento cultural, Brasília Outros 50 anos que reproduziu a diversidades da cultura brasiliense. No campo poético, tem entre outros os livros, o Mais-que-imperfeito e Um Rock Por Nada, que para o cantor e compositor maranhense, Zeca Baleiro, o livro de Fred, foi um divisor de águas em sua carreira.
O Poemação dezenove traz nesse sarau como convidados os poetas: Antonio Miranda poeta, escritor, dramaturgo e escultor, publicou romances, poesias e peças para teatro (gênero pelo qual é conhecido lá fora) em vários países e a poetatriz poliglota Juliana Ponciri, hispano- brasiliense, com uma trajetória de 15 anos de Teatro, onde atua como professora, pesquisadora e crítica.
A música castelhana é apresentada pelo trio Marcio Bomfim (violão e Voz), o chileno Rodrigo Vivar (violão e voz) e a percussão de Jorge Macarrão. Ao final a plateia mostra o talento em Poesia na Plateia e sorteio de livros para a plateia. O Poemação é realizado todas as primeiras terças feiras do mês no auditório da Biblioteca Nacional. Sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

                    
Participantes

Alicia Silvestre - Amneres Santiago - Angélica Torres Antonio Miranda - Carlos Saiz Alvarez - Cristina Bastos Fred Maia - Jorge Amancio - Jorge Macarrão - Juliana Ponciri - Marcio Bomfim - Marcos Freitas - Marina Mara - Nicolas Behr - Rodrigo Vivar - Rosita
Local: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 05 de julho de 2011
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca

(Estacionamento atras da BnB entre a biblioteca e o antigo Touring)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate