sexta-feira, 24 de junho de 2011

Biblioteca Nacional expõe produção da chamada Geração 60

Nomes como Aricy Curvello, Leila Miccoolis, Geraldo Carneiro estão presentes na mostra

16.06.2011

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro inaugurou em 1º de junho um interessante exposição, para comemorar o Dia da Imprensa, exposição de publicações das décadas de 1970 e 1980, denominadas "marginais" ou "independentes" ou da "geração mimeógrafo".

Há que realçar a importância dessa exposição, que fica até 5 de agosto, principalmente pelo fato de que é grande a desinformação a respeito da Geração que produziu esse material, principalmente porque as referências se atêm a uma antologia que muitos consideram falha organizada por Heloísa Buarque de Holanda, que incluiu apenas a zona sul do Rio de Janeiro e alguns poucos paulistas. Portanto a exposição é de grande auxilio para que se estabeleça a verdade dos fatos.

Aricy Curvello, um dos mais ativos participantes dessa Geração que a exposição contempla, lembra que a importância da atual exposição da BN vem sendo destacada pela mídia em geral, principalmente pela internet, sites de entidades importantes ou de revistas/jornais virtuais bem como blogs.

A exposição traz poemas de figuras como Geraldo Carneiro, Waly Salomão, Roberto Piva, Chacal, Leila Míccolis, Torquato Neto, José Carlos Capinan e Aricy Curvello – a maior parte da coleção de mimeógrafos poéticos no acervo da Biblioteca Nacional foi doada por este último poeta –; além de mimeógrafos politizados e poéticos do movimento punk.

A exposição tem entrada franca, das 10 às 16 horas, 2º andar , até 5 de agosto
A Biblioteca Nacional fica na Av. Rio Branco, s/nº Centro – Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.ube.org.br/noticias-detalhe.asp?ID=332

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate