domingo, 16 de junho de 2013

Jovens escritores aproveitam oportunidades do mercado para lançar as obras



A editora 7Letras repaginou sua coleção de poesia e criou, em 2011, a Série Poesia, destinada a abrigar jovens poetas. Até agora, foram 12 títulos lançados
Publicação: 16/06/2013 06:00 Atualização: 16/06/2013 09:46

A última década foi de festa para a poesia brasileira. Novas tecnologias de impressão e o acesso cada vez mais generalizado à internet forraram o terreno para a chegada de jovens poetas que já não se sentem tão marginais quanto seus antepassados ao investir em um gênero nem sempre popular. Há algo no ar que anda atraindo os leitores para os versos e não há nada de mítico ou romântico na afirmação. É questão de mercado: a oferta aumentou, assim como a demanda. Poucas semanas após ser lançada, em março, a compilação Toda poesia, de Paulo Leminski, ultrapassou Cinquenta tons de cinza na lista de mais vendidos da Livraria Cultura. Até hoje, foram nove edições e 34 mil exemplares vendidos, segundo a Companhia das Letras, que editou o livro.

Se o espaço virtual é infinito, aquele do livro físico, sonho de qualquer poeta, ainda que blogueiro, também está mais aberto. A editora 7Letras repaginou sua coleção de poesia e criou, em 2011, a Série Poesia, destinada a abrigar jovens poetas. Até agora, foram 12 títulos lançados. Lá está o catálogo mais jovem do Brasil, refúgio de nomes como Victor Heringer e Luca Argel, 25 anos, e Ana Guadalupe, 28. “A produção é grande sim. E há uma geração atual de qualidade. Tem gente que está lendo o suficiente para escrever bem. Não falaria em um boom, mas há uma facilidade de publicação, porque temos ferramentas para fazer tiragens menores”, explica o editor Jorge Viveiro de Castro, da 7Letras.


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