quarta-feira, 12 de junho de 2013

FEDERALIZAÇÃO DO MUSEU NACIONAL HONESTINO GUIMARÃES

A pedido da presidenta Dilma Rousseff, o Museu Nacional da República, que fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, passará a ser gerido pelo Ministério da Cultura. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (16), durante reunião que a ministra Marta Suplicy teve com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira. Participaram também a presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Eneida Braga, e Angelo Oswaldo, indicado pela ministra Marta Suplicy para assumir a presidência do Ibram.
Atualmente, a gestão do Museu é feita pelo Governo do Distrito Federal. O governador se reuniu com a ministra para discutir como o processo de cessão pode ser feito. Ficou decidido no encontro que o GDF e o MinC vão analisar as possibilidades do ponto de vista jurídico. A formalização da transferência será feita em breve.
A ministra explica que a ideia de trazer o Museu para a gestão do MinC consiste em tornar acessível aos cidadãos grandes obras de arte que fazem parte do acervo de empresas estatais. "A intenção é que o Museu passe a contar com um acervo fixo e exposições itinerantes, além de uma gama de possibilidades que está sendo definida junto com a equipe do Ibram", explicou Marta.
Segundo o governador, a federalização proporcionará maior dinamismo ao Museu. "Temos muita coisa guardada em instituições como o Banco Central, por exemplo, que o público não tem acesso. Não adianta termos obras maravilhosas se o cidadão não puder usufruir", afirmou o governador.
Museu da República e V&A Museum
A ministra Marta Suplicy falou ainda sobre a parceria firmada com uma instituição museal londrina, o Victoria & Albert Museum. O acordo prevê uma grande exposição no Museu da República entre a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Entre as ações já discutidas, está uma exposição sobre design, arquitetura, moda, ciência e tecnologia.
Leia a matéria da parceria entre o MinC e o V&A.
(Texto: Rosiene Assunção, Ascom/MinC)
(Fotos - home e audiência: Elisabete Alves, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate