quarta-feira, 25 de julho de 2012

NESSE TEMPO A VOAR COMO O VENTO

João Gabriel Moreira Freitas, nesse seu segundo livro, nos abrilhanta com temas relacionados à Geografia, Ecologia e Hidrografia.
Assim, é que ele nos leva a navegar pelo rio Amazonas, pelo rio São Francisco (Opará ou Velho Chico) e, claro, pelo nosso rio Parnaíba, o Velho Monge - a artéria principal (vide Conjunto Roque Moreira) e pelo rio Poti, até nos espraiarmos nos mangues do Delta do Parnaíba. Não sem antes, decantar-se com a beleza do rio Mulato, de sua Regeneração querida.
Ademais, nos convida a percorrer a Serra da Capivara, com suas admiráveis inscrições rupestres, impregnadas de História. Retrata-nos a beleza do luar de nosso sertão, paradoxalmente tão rico e tão pobre.
Permeia tudo isso, com belos e expressivos versos. Poemas que contam nossa origem e nosso viver no mundo, atrelados que somos à magia da música, às novas tecnologias, às amizades conquistadas e à espiritualidade. E nos diz, com enorme sabedoria: “Coisas não substituem pessoas / É preciso amizade para revelar”.
O livro ainda apresenta uma Ficha de Atividades, material importante para estudantes e professores, não só do estado do Piauí, mas de toda parte deste Brasil, que almejem conhecer um pouco mais das belezas de nosso Estado.
João Gabriel Freitas percorre, pois, neste novo livro os meandros dos nossos rios e navega nesse tempo a voar como o vento Geral, que todo mês de junho faz a alegria de nossos papagaios (pipas).

Marcos Freitas (engenheiro e poeta; membro da UBE e da ANE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate