segunda-feira, 16 de julho de 2012

Crianças em shows de adultos


 Por Anand Rao
Sei que hoje vários casais têm filhos cedo, se casam muitas vezes por emoção sem a devida maturação da relação, separam com rapidez e não têm com quem deixar os filhos. Sei que o mundo é livre na sua totalidade, hoje tudo é aceito, nada deve ser questionado, se questionamos somos antiquados, se antiquados criticados. Os psicologos pregam a liberdade na criação dos filhos em todos os sentidos. Mas, quero refletir sobre o que vi no show do Hermeto Pascoal na Sala Vila Lobos no Teatro Nacional e no espetáculo independente alternativo Poemação organizado por Marcos Freitas e Jorge Amâncio.

A música de Hermeto Pascoal não é uma música de fácil assimilação. Hermeto trafega pelo som tonal e atonal e é um músico de um público seleto, erudito, que exige silêncio em suas apresentações, que querem escutar sequencias harmônica incríveis, linhas melódicas inigualáveis e uma aula ímpar de ritmos. No recente com o patrocínio da Petrobras, o teatro estava lotado. Logicamente muitos ingressos foram distribuídos pela empresa como cortesia e outros tantos adquiridos por estudiosos de música. Sentei na minha cadeira ao entrar e tres cadeiras depois uma criança dormia no colo da mãe profundamente. Entrei faltando cinco minutos para o início do espetáculo e as pessoas que chegaram depois fizeram com que eu levantasse para dar passagem o que fiz com toda educação, mas, a mãe com a criança no colo não levantava e se a cadeira era depois dela a pessoa tinha que ir por trás da fileira, que por sorte era a “z”, última da sala vila-lobos em Brasília, para setnar na cadeira adquirida. Achei isso uma tremenda falta de cortesia e ao começar o espetáculo notei que a criança se incomodou com o som de Hermeto e os pais acabaram indo embora uma hora antes do final do espetáculo. Outra criança sobia e descia as escadas fazendo um barulho ímpar para os queriam silêncio no espetáculo e isso me causou espécie.

Antes do show do Hermeto fui ao Poemação, espetáculo poético coordenado e organizado por Jorge Amâncio e Marcos Freitas onde tres quartos do espetáculo são de poemas lidos e declamados, bem como, leitura de biografias e etc. Uma criança fez sons diversos, subindo inclusive ao palco e como a mãe é que estava passando em determinado momento o power point o espetáculo ficou prejudicado.

Será que estou errado ao interpretar que cada lugar tem um ritual. Um espetáculo noturno nos moldes do show do Hermeto Pascoal e do Poemação não pode ter crianças. Obviamente fico triste em escrever tal artigo pois, a formação cultural infantil é motivo de reflexões diversas por parte de minha pessoa. Inclusive sugiro aos pais que para enriquecer e engrandecer a cultura da criança, a mesma pode assistir tais espetáculos via dvd, adquira o dvd do Hermeto ou faça ela assistir seu som no You Tube. O teatro com espetáculos dessa linha não são o local apropriado para o crescimento cultural de uma criança pois, pessoas como eu saem prejudicadas ao querer ouvir a exatidão e magia das palavras, no caso do Poemação, e dos sons e dos tons no caso do Hermeto.

Peço uma reflexão pois, não tenho mais vontade de assistir espetáculos ao vivo por estes e outros motivos. O Brasil, bem como, os artistas merecem cada vez mais um público maior pagante para que a arte possa se desenvolver e dê o sustento dos que dela vivem. Se a peça é uma peça infantil, ótimo, ali é o local ideal para crianças mas, se um espetáculo que possue um público que necessita de silêncio para perceber o espetáculo, creio que este público está sendo vilipendiado em seu direito de curtir com profundidade os shows.

Espero não estar errado, nem estar sendo retrogado nesta avaliação mas, senti vontade de escrever essa breve reflexão sobre o tema para que possa tocar o coração de todos. Cada local tem seu ritual. Pense nisso.

Anand Rao
Jornalista, Músico e Poeta
anandrao477@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate