sábado, 26 de junho de 2010

Irmãos Guimarães dirigem peça com texto de Manuel de Barros


26/06/2010
Ronaldo Mendes

Formandos da Faculdade Dulcina encenam Memórias inventadas, de Manoel de Barros Manoel de Barros, o poeta da natureza, tem ocupado as mentes dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães há pelo menos um ano. Os dois se debruçaram sobre a obra do escritor mato-grossense a fim de produzir dois trabalhos com formandos da Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes.

O primeiro resultado, Memórias inventadas, será apresentado ao público neste sábado e domingo, sempre às 19h, dentro da programação da 11ª Mostra Dulcina, no Teatro Dulcina.

“Estudamos profundamente a obra de Manoel de Barros, que comparamos a (Samuel) Beckett em relação à síntese de linguagem”, explica Fernando.

Clube de leitura
Baseado no livro homônimo de Barros, o espetáculo conta a história de pessoas que se reúnem no clube de leitura Cantigas por um Passarinho à Toa para dividirem a paixão pela escrita de Manoel de Barros. “A peça fica na fronteira entre a invenção e o real”, resume o diretor.

Os 10 personagens, de origens distintas, formam um mosaico que dialoga diretamente com o texto original. Memórias inventadas é a primeira prosa poética do autor cuiabano.

Entre os alunos/atores que compõem o espetáculo, estão Ana Gomes, Rafael Justus — que visitou Manoel de Barros em casa —, Lorena Maria, Cassius Desconsi e Eder Antunes.

Trecho

Prezo insetos mais que aviões
Prezo a velocidade das tartarugas
mais que a dos mísseis
Tenho em mim esse atraso de nascença
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos
Tenho abundância de ser feliz por isso
Meu quintal é maior do que o mundo

(Manoel de Barros)

Fonte: http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=10677&secao=Programe-se&data=20100626

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate