sexta-feira, 14 de novembro de 2014

LABORATÓRIO/SHOW


Nesta segunda (17), o Laboratório/Show recebe o prestigiado interprete da MPB Leonel Laterza, o ator Gilson Cezzar, com a cena teatral “O louco” e o conceituado artista plástico Paulo Andrade, expondo sua nova série de serigrafias sobre a temática indígena “O eterno retorno 2”.
O compositor Dimas Carvalho (ex-Beta Pictoris) retoma sua carreira musical no palco do projeto e, no quadro de entrevistas, a cineasta Joana Limongi responde perguntas da plateia ao exibir o teaser de seu curta metragem “Faca amolada”, selecionado para o “3º Festival Curta Brasília”.
Apresentado por Eduardo Rangel, o Laboratório/Show reúne artistas da música, teatro, cinema e artes plásticas, proporcionando a plateia uma estimulante experiência cultural. O evento acontece nas segundas-feiras de novembro, 21h, no Feitiço Mineiro 306N, com couvert a R$10. Tel para reservas: 61 3272-3032.

Leonel Laterza  – cantor convidado
Mineiro de Uberaba, vive em Brasília há vários anos e sua experiência como “cantor da noite”, ajudou a alicerçar sua carreira e formar o seu trabalho de intérprete, com reconhecimento importante na cidade. Influenciado pela bossa nova, pelas grandes vozes da MPB e pelo jazz, Leonel Laterza mostra recursos que o permitem visitar, de maneira particular, os mais variados gêneros musicais. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da nossa música como Rosa Passos, Fátima Guedes, Sueli Costa, Zé Luiz Mazziotti, Simone Guimarães e Sérgio Santos, dentre outros. Um dos artistas de Brasília mais executados nas rádios de MPB locais, Leonel Laterza tem dois CDs gravados (Esmeraldas – 2006 e Guardados – 2011). Este último foi pré selecionado para o PREMIO DA MÚSICA BRASILEIRA em 2012 e a faixa “Até Quando” do compositor Sérgio Magalhães foi selecionada para uma compilação feita pela W. O. A. Records “Chilout Zone Vol. 5” , na Índia. Seus CDs também já podem ser ouvidos na programação da rádio madrilena RNE em um programa comandado por Carlos Galillea.Laterza recebeu por duas vezes o prêmio de melhor intérprete no Prêmio SESC de MÚSICA TOM JOBIM em 2011 e 2013. Ao lado dos músicos Daniel Baker e Paulo André Tavares, formou o CAIS TRIO, que a caba de gravar DVD com participações de Ellen Oléria, Simone Guimarães, Ocelo Mendonça, Hamilton Pinheiro e Léo Barbosa.
”...Laterza se mostra um intérprete de excelentes recursos. Suas divisões são ricas em suingue, sua voz tem entusiasmo criador, tem vigor - ela que sai sem pressa da garganta, certa de que tem o que dizer e, por isso, tudo o que diz cantando vem seguro, vem suave.” (Texto de AQUILES, Crítico musical e integrante do Grupo MPB-4). O texto foi publicado no Brazilian Voice (publicação voltada para brasileiros residentes em toda a Costa Leste dos EUA). A coluna também aparece no Diário do Comércio (SP) e em outros jornais pelo Brasil afora.
Veja mais: http://www.brazilianvoice.com/colunistas/aquiles-reis/42600-o-retrato-da-alma.html
https://www.youtube.com/watch?v=EeLqltvcVWc&list=PLBE0AA76D96E54295&index=6

Dimas Carvalho – compositor convidado
Cantor, compositor e instrumentista, Dimas Carvalho começou sua carreira em Brasília, nos anos 80, usando seu segundo nome Tadeo Carvalho.  A adoção do primeiro nome agora faz parte de uma proposta pessoal de renascimento, de recomeço. Foi vocalista, compositor e guitarrista de várias bandas, dentre elas a Beta Pictoris, o sucesso, de sua autoria, “Volta pra Mim” faz parte da história do rock de Brasília, ficou em primeiro lugar em todas as rádios durante 56 semanas.  Em 1988, recebeu Prêmio de Melhor Vocalista de Brasília, conferido pelo Correio Braziliense e Jornal de Brasília, através de voto dos seus leitores. Participou como solista do musical “Viver Outra Vez”, apresentado pelo Programa Fantástico da TV Globo, na primeira campanha organizada pelos artistas contra a AIDS.  Na ocasião, cantou ao lado de ícones como Tim Maia, Guilherme Arantes, Paulo Gracindo, Tonia Carreiro, Emílio Santiago, Rosana, Jane Duboc, Jerry Adriani e outros. Nos anos 90, iniciou carreira internacional e, na Inglaterra, foi selecionado entre 300 candidatos, a maioria ingleses, para ser vocalista da banda inglesa September Gun. Tocou também na banda Black Light, liderada pelo guitarrista Paul Fink. Hoje, empresário, produtor e compositor de canções executadas por músicos da cidade, como as bandas Zero 10, Arquivo Y, Totem, Macakongs 2099 e cantores como Eliab Lira e Indiana Noma. Em 2003, participou do Projeto Vozes de Brasília, realizado no Teatro da Caixa, abriu o show para o cantor Lenine. Em 2004, passou a coordenar a direção artística para a produtora ArtWay do Projeto Som da Cidade, com a proposta de valorizar os artistas da cidade. Foram realizados shows no Teatro da CAIXA e Dimas Carvalho apresentou ao lado de Indiana Nomma. Em 2008, ganhou Prêmio “Marrequito de Ouro” de melhor vocalista no Marreco´s Fest, um dos mais importantes festivais de rock da cena nacional, com atrações internacionais.
Contato: dtraircraft@hotmail.com
  
Gilson Cezzar – ator convidado
Brasília – Ator, diretor e professor de Teatro graduado pela Universidade de Brasília.  Atualmente atua como Professor de Artes Cênicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Nos palcos de Brasília, atuou recentemente no espetáculo “Santo Ciço”, texto e direção de Paulo Russo. Participou do curta “As luzes de Benjela” roteiro e direção de João Inácio – Imaginação Filmes. Atou  nos espetáculos “2047” de Bruno Estrela, e “História de Algum Lugar”, de Áurea Liz. Participou ainda na equipe técnica do espetáculo “Ilhar” premiado na Mostra do Teatro Candango como Melhor Cenografia e Melhor Iluminação. Participou na equipe de direção da “Paixão do Cristo Negro” considerado como um dos maiores espetáculo do gênero, na Região Administrativa de Samambaia, no período de 1998 a 2012. No âmbito da cultura popular, foi Coordenador de oficinas teatrais e pesquisador cultural na Cia. Cobaia das Artes e Coordenador de Avaliadores no Circuito de Concursos de Dança de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno – LINQ/DFE.                                   
Veja mais: http://imaginacao.art.br/benjela/gilson-cezzar-adamastor/

Paulo Andrade – artista plástico convidado
Paulo Andrade é mineiro, de Leopoldina, artista plástico e designer gráfico. Trabalhou na decoração pública para o Carnaval Carioca de 1976, reproduzindo, em matrizes de serigrafia, pinturas de Portinari, Di Cavalcanti e Djanira. Autodidata, como artista plástico expõe seus trabalhos desde 1978 no Brasil e no exterior, dentre outros, destaca-se o Centro de Criatividade da FCDF, Núcleo de Arte Postal da Bienal de São Paulo, em Brasília nos Teatros Galpão, Galpãozinho, Fundação Cultural do DF, Funarte, Restaurante Feitiço Mineiro, 43º Salão de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro, Circuito Cultural Itaú, BrazilianAmerican Cultural Institute, Washington, D.C., Centro de Cultura Brasileira, San José, Costa Rica, Nova Iorque (New York Design Center. Suas obras englobam, desenhos , colagens e Xerox ,  instalação e desenhos para a “Progressália”, movimento poético-teatral-visual, pintura e ambiente para o monólogo e performance “A Morte do Boi em Olhos d’Água”,  do ator, autor e musico Aluísio “Batata” Mendes, desenhos, pinturas e performance com a banda “Detrito Federal”, serigrafias da Série “O Eterno Retorno” (1984), objetos da série “Jornal de Ontem”, linoleogravuras da série “Beijos e não-Beijos”, desenhos da série “Dulcinéia”, sobre poema de Nicholas Behr. Atualmente prepara uma série de gravuras em Fine ArtPrint comemorando 30 anos da série de serigrafias de 1984 “O Eterno Retorno”, para dezembro de 2014, além de uma série 60 trabalhos em desenhos (aquarelas, bico de pena e pastel óleo) e pinturas (acrílico e óleo) sobre o câncer intitulada “Diários da In-Finitude”, para 2015. Como artista gráfico, trabalhou como ilustrador no Jornal de Brasília, no Correio Braziliense e editor de arte do jornal Gazeta Mercantil DF. Paulo Andrade expõe no Laboratório/Show as obras de O ETERNO RETORNO 2, uma série de 10 gravuras comemorativas do lançamento, há 30 anos atrás, da série de serigrafias O ETERNO RETORNO 1. Em “O Eterno Retorno, Andrade responde, a sua maneira, ao que Nietzsche apresenta como questão, em Assim Falou Zaratustra: as ocorrências no tempo não são infinitas, mas se repetem, com diferenças. Assim é com os temas sobre os quais Andrade se debruça e relaciona: a questão indígena no Brasil e o crescimento urbano, tendo Brasília como foco” (fonte – trecho do texto crítico de Renata Azambuja).
Contato:  paulocamposandrade@gmail.com

Joana Limongi – cineasta convidada
Joana Limongi é graduada em artes visuais e mestre em arte pela UnB. É pintora e cineasta. Seu primeiro filme, o curta metragem “A descoberta do mel” foi lançado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2009. Joana coopera com a Taanteatro Companhia como editora de vídeo do espetáculo DAN. Em 2010 foi para Cuba estudar roteiro cinematográfico na EICTV - Escuela Internacional de San Antonio de Los Baños. Seu segundo curta metragem “Faca Amolada”, ficção, com roteiro de Gustavo Silvestre, foi  Selecionado para Mostra Competitiva do “3º Festival Curta Brasília”, que acontecerá em dezembro no Cine Brasília ao lado de películas francesas, além de uma mostra de premiados curtas alemães. O teaser do filme será apresentado no Laboratório/Show nesta segunda, dia 17, e a atriz Genice Barego, protagonista do curta, responderá a perguntas da platéia.
Veja mais: http://filmefacaamolada.blogspot.com.br/

Eduardo Rangel - apresentador do projeto
Cantor e compositor, seu primeiro disco "Pirata de Mim" lhe valeu indicação à melhor compositor brasileiro, ao lado de Chico Buarque e Paulo Miklos, pelo VII Prêmio Sharp de Música - atual Prêmio da Música Brasileira. Recebeu o I Prêmio Renato Russo, da Fundação Cultural do DF, e foi finalista do festival da Rede Globo (Centro-Oeste) "Canta Cerrado". O segundo CD ao vivo, "Eduardo Rangel & Orquestra Filarmônica de Brasília", foi lançado em 2006, no Teatro Nacional de Brasília, com 60 instrumentistas sinfônicos regidos pelo Maestro Joaquim França. Cantou como convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional no concerto em Comemoração aos 51 anos de Brasília, e no mesmo ano, 2011, apresentou o show temático para o “44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”. Em 2012 apresentou sua releitura para a obra de Chico Buarque para o público carioca, no Triboz e no Centro Cultural da Justiça Federal. Em 2013 lançou o videoclipe “3416 dC” com show no Jardim Botânico de Brasília e deu início ao projeto “Laboratório/Show”. Atualmente o artista lança “Eduardo Rangel – Estúdio”. O novo álbum traz participações de músicos consagrados, como Leo Gandelman, Kiko Pereira (Roupa Nova), Torcuato Mariano, Leo Brandão e Milton Guedes. Suas composições foram gravadas por Edson Cordeiro, Renata Arruda, Márcio Faraco (em parceria), Célia Porto, Indiana Nomma, Antenor Bogea, Mônica Mendes, Ju Cassou e Suzana Maris, entre outros.
Veja mais: http://www.youtube.com/watch?v=FT81YcEirxQ


 SERVIÇO
Laboratório/Show
Eduardo Rangel convida o cantor Leonel Laterza, o compositor Dimas Carvalho, o ator Gilson Cezzar, a cineasta Joana Limongi e o artista plástico Paulo Andrade.
Data: 17 de novembro (segunda-feira), 21h
Local: Feitiço Mineiro - 306 Norte, Bl. B, loja 45, Brasília DF
Reservas: (61) 3272-3032
Couvert artístico: R$10,00
Classificação Indicativa: 14 anos ou acompanhado dos pais.
* Créditos das fotos nomeados nos arquivos Jpg

Laboratório/Show
E-mail: laboratorio.show@gmail.com 
Produção geral: Eduardo Rangel
(61) 3367-1679 – 9973-1679
Produção executiva: Sílvia Mello
(61) 9678-0440 – 3222-0678
Assistente de produção: Du Oliveira

(61) 9337-1948

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate