domingo, 9 de novembro de 2014

Lançamento - BATOM D'AMOR E MORTE de Jorge Amancio


Batom d’Amor e Morte
 
Nos anos 80, a noite em Brasília começava na comercial da 109 Sul, no Beirute e dali aconteciam as festas, os encontros, a agenda cultural, o pulsar da cidade. A esticada passava, invariavelmente, pelas casas noturnas; tais como O Jangadeiro onde podia se comer uma das melhores peixadas; o bar Sereia o melhor cardápio; o Castelinho, o Cavalo de Ferro do grande Messias, dentre outros lugares. Uma legião de jornalistas, políticos, artistas e boêmios, tinham cadeiras cativas no circuito noctívago de Brasília. A música da noite começava no Chorão, na 302 Norte e continuava cantando numa feira, numa padaria ou na casa de alguém a fim de repor as energias, uma Brasília de todos. 
No clima dos anos 80 em Brasília, das casas onde o cardápio era cultura brasiliense, o Bom Demais da Cristina Roberto, a Praça Vermelha, o Bar da Raimunda, o subsolo do Conic com o surreal beijo à realidade em uma cidade que pulsava vinte e quatro horas com seus biônicos, seus funcionários e seus subterrâneos.  No Gama, O Cervejinha e em Taguatinga o bar do Kareca eram circuito obrigatório para um bate papo regado a álcool, política, amores dentre outros ingredientes.

Nesse universo, foi escrito Batom d’Amor e Morte em guardanapos, pedaços de papel, alguns datilografados, muitos perdidos. O jornalista Marcelo Sirkis, numa conversa no bar Belas Artes, do Ivan da Presença, no ainda sobrevivente Conic, assume a captura, a organização dos poemas, os quais foram copiados para um disquete, só anos depois pude ver o resultado, graças a esta cópia feita pelo Sirkis  pude resgatar e transformar o projeto em livro. 

Trinta anos após, o computador é mais do que uma ferramenta, é uma extensão do homem, os disquetes já não são mais usados, a internet modificou o conceito de distância, as casas noturnas estão fechadas, os bares encerram-se às duas da manhã, a cidade mudou, o boêmio de trinta anos atrás não existe, a boemia é outra, os lupanares são outros. Talvez não falem de política, não leem poesia, não acordem na feira do Guará, talvez sejam boêmios sem Lupicínio Rodrigues.

Inúmeras pessoas participaram comigo nesta universidade que é a noite brasiliense. Agradeço a todas pelos poemas, pelo poeta e boêmio aposentado que hoje sou.  Uma pessoa a quem eu dedico este livro, com um agradecimento especial, é o jornalista que era só coração; Wilson Miranda, o Brother.

O romantismo de um boêmio lupiciniano numa viagem aos bares, becos e submundo é a temática dos poemas de Batom d’Amor e Morte.  

 

Jorge Amancio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate