terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ORQUESTRA MOSTRA MÚSICA NOVA


O 33º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (33º Civebra) mostra os resultados do trabalho desenvolvido em tempo integral durante duas semanas. No próximo dia 21, sexta-feira, às 21 horas, acontecerá a apresentação da orquestra dirigida pelo maestro brasileiro Jorge Lisbôa Antunes, que veio da Venezuela onde vive atualmente. O espetáculo, com entrada franca, acontecerá no Teatro da Escola de Música de Brasília, na 602 Sul.

A orquestra conta com a participação de cerca de 50 jovens músicos, muitos deles integrantes da Orquestra Jovem de Contagem, Minas Gerais. O trabalho do maestro Lisbôa Antunes focalizou especialmente a música contemporânea e de vanguarda. Assim, no programa estarão incluídas obras do alemão Karlheinz Stockhausen e dos brasileiros Luis Carlos Vinholes e Jorge Antunes.

O trabalho de Lisbôa Antunes esteve voltado ao estudo das novas linguagens da música nova, não apenas para instrumentistas, mas também para jovens estudantes de regência. No concerto, o maestro partilhará a batuta com os jovens regentes. Na parte central do concerto será feita uma homenagem póstuma ao compositor e maestro Emilio Terraza, falecido sexta-feira passada, dia 14. A apresentação da obra do maestro Terraza contasurá com a participação especial do fagotista Hary Schweizer.

Serviço:
Concerto
Orquestra de Música Contemporânea do 33º Civebra
Regente: Maestro Jorge Lisbôa Antunes
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011, às 21h00
Entrada franca
Teatro da Escola de Música de Brasília
Escola de Música de Brasília, 602 Norte
Classificação etária: livre.
Programa: obras de Stockhausen, Vinholes, Jorge Antunes e Emilio Terraza.

Maestro Jorge Lisboa Antunes:Nascido em Brasília, formou-se em violino pela Escola de Música de Brasília em 1997, onde atualmente é professor desse instrumento e dirige a Orquestra Infanto-Juvenil da Escola. Como violinista, atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da Escola de Música e fundou o Quarteto Antunes, especializado na interpretação de música brasileira para quarteto de cordas.

Antes de cursar Regência no Departamento de Música da Universidade de Brasília, cujo bacharelado concluiu em 2008, graduou-se em Ciência Política pela UnB em 1999 e também em Licenciatura Plena em Música pelo Centro Universitário de Brasília, em 2005. Em 2008 esteve em Paris regendo a OFF (Orchestre de Flûtes Français), uma orquestra de 24 flautas, quando realizou a estréia mundial de obras de Jean-Louis Petit, François Maintenant e Darius Milhaud.

Estudou regência orquestral com o Maestro Emílio César de Carvalho, além de ter realizado masterclasses com Helmuth Rilling, Ernani Aguiar e Sérgio Chnee. Atualmente é o Diretor Artístico e o Maestro Titular da Orquestra Ars Hodierna. Realizou, no ano de 2009, uma série de concertos didáticos em escolas públicas do Distrito Federal, com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), interpretando obras de Bach, Haydn, Beethoven, Mendelssohn, Stravinsky, Copland, Antunes, dentre outros.

Em 2010 realizou curso em Buenos Aires, Argentina, no Município de Lanús, sob a orientação do Maestro Sérgio Feferovich, com a Orquestra de Cordas de Lanús e o Coro em Si. Estreou obra de Eduardo Cáceres, compositor chileno, com grande sucesso de público, com o Ensemble Latinoamericano de Música Contemporánea Simón Bolívar, no XVI Festival Latinoamericano de Música, em Caracas, Venezuela, em 2010.

Atualmente realiza seus estudos de Mestrado em Regência Orquestral, na Universidad Simón Bolívar, na cidade de Caracas, Venezuela, sob a orientação do Maestro Alfredo Rugeles, com foco em música latino-americana dos séculos XX e XXI. Tem realizado masterclasses com Orquestras Juvenis do Sistema de Orquestra da Venezuela em Ciudad Bolívar, Canaima e Caracas.

Fonte: http://www.emb.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=111:maestro-jorge-antunes&catid=24:curriculos-dos-professores&Itemid=29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate