sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mãe Stella de Oxossi toma posse na Academia de Letras da Bahia

Pela primeira vez, em 96 anos da Academia de Letras da Bahia (ALB), uma mulher negra e ialorixá torna-se uma imortal. Na noite da quinta-feira (12/9), mãe Stella de Oxossi recebeu o diploma de acadêmica das mãos do governador Jaques Wagner e passa a ocupar a cadeira 33, que tem como patrono o poeta abolicionista Castro Alves. Antes, a cadeira era ocupada pelo historiador Ubiratã Castro, intelectual combativo na luta contra o racismo.

 

 

Maria Stella de Azevedo Santos, 88 anos, é a líder do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais
tradicionais do Brasil. Autora de livros como ‘Meu tempo é agora’, ‘Òsósi - O Caçador de Alegrias’ e ‘Epé Laiyé - terra viva’, mãe Stella recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2009, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2005.

Ao som de um tambor, mãe Stella subiu a rampa de acesso à ALB e foi recebida por intelectuais, políticos e seguidores da religião africana. A formalidade típica das sessões deu lugar à alegria do povo de santo que, em diversos momentos, saudou com muitas palmas e cantos o discurso da ialorixá.

De acordo com mãe Stella, o dia 12 de setembro estava marcado para ser importante em sua vida. “Eu sou o quinto elo que forma a cadeia de ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Sou a quinta pessoa a ocupar a cadeira 33. O número 5 é meu guia. Há 74 anos eu fui iniciada para o orixá caçador, Oxóssi. Hoje é uma quinta-feira, dia consagrado ao meu orixá. Nada disso foi programado, é magia, é destino", afirmou a ialorixá em um dos trechos do discurso que foi lido pelo poeta José Carlos Capinan, por conta da sua dificuldade de enxergar.

Ainda durante o discurso, a importância da escrita e da cultura oral foi destacada, principalmente para a preservação da memória dos terreiros. "Não sou uma escritora, sou uma ialorixá que escreve. Sou uma ialorixá que escreve com o objetivo primeiro de não deixar perder a herança de nossos orixás", anunciou.

O presidente da ALB, Aramis Ribeiro Costa, deu as boas vindas à sacerdotisa. Segundo ele, a instituição tem muito orgulho em ter a presença de mãe Stella, uma importante mulher que desempenha um papel tão relevante para o Estado e é primeira ialorixá a ocupar uma cadeira na ALB.

Com a chegada dela, a ALB também abre as portas para a representante de uma religião que luta contra um preconceito histórico. Há 37 anos, os terreiros tinham que pedir à polícia para realizar seus ritos. Desde então reiteram suas ações em busca do respeito, para o qual mãe Stella contribuiu de forma particular.


De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate