terça-feira, 20 de novembro de 2012

De Viva Voz, de Anderson Braga Horta


Saiba mais sobre o livro: No livro De Viva Voz, Anderson Braga Horta apresenta temas muito diversificados: desde uma recordação saudosa em “Culinária Diacrônica” até poemas filosóficos, sempre primando pela simplicidade.

Mas diversa é também a forma. Compõem o livro poemas de versos livres entremeados com haicais e sonetos. Os sonetos se encontram ao longo da obra, mas a última parte – “Campo sem Tempo” – é composta somente deles. E aqui se acham verdadeiras joias do gênero, pois o autor de Fragmentos da Paixão, exímio sonetista, parece ter tido o capricho de fazer constar deste livro algumas das suas mais preciosas peças.

Em “Carta-Oração em Feitio de Poema à Força Jovem da América” veem-se imagens de grande alcance, como esta: Ontem, América, / forte e bela mulher, / descuidada e feliz em teus campos lavrados, / picou-te as plantas a serpente do ódio. / Das sombras faiscou o bote terrível / e voltou para as sombras.

E o poeta acaba por elaborar conjuntos de versos que resultam em sentenças. Vejamos estes, de “O Momento do Amor”: Um instante de amor é o campo intenso / em que a rosa do ser / desabrochada / resume a criação inumerável. Mas sentenças estão também em outros lugares. “Lendo Espinosa”, por exemplo, se fecha com esta: Aquilo que não seja / nem Amor nem Razão / não existe no Cosmos, / é sombra, é zero, é maia, / nada mais que ilusão.

Quando digo Puro Poema, não é só porque o livro contém um com o título de Puro. É principalmente porque cada poema de Anderson Braga Horta é decantado. Não no sentido de celebrado ou exaltado em cantos, mas no sentido de limpo, purificado. Nos seus poemas está a poesia. São pura poesia.

Por Napoleão Valadares


De Viva Voz

de Anderson Braga Horta

Data:
21 de novembro de 2012 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Restaurante Carpe Diem (SCLS 104 bloco D loja 01 – Asa Sul – Brasília
Informações: (61) 3344-3738

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate