sábado, 11 de fevereiro de 2012

II Encontro de Escritores e Entidades Culturais - Paraíba

PRIMEIRO INFORMATIVO
II Encontro de Escritores e Entidades Culturais

A União Brasileira de Escritores da Paraíba – UBE - estará realizando nos dias 19/21 de abril de 2012 na Cidade de João Pessoa, Paraíba, o II Encontro de Escritores da União Brasileira de Escritores da Paraíba e o II Encontro de Entidades Culturais que acontecerá nas dependências da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, co-realizadora do evento, com programação que está sendo montada e que já tem confirmado:

O evento terá como Homenageados: o Centenário de Umberto Carneiro da Cunha Nóbrega; o Centenário do livro EU de Augusto dos Anjos e 30 anos do Espaço Cultural idealizado e construído pelo então Gov. Tarcísio de Miranda Burity.

Palestrantes confirmados: Joaquim Maria Botelho (Presidente da UBE Nacional), Cláudio Willer e Luiz Avelima - São Paulo; Poeta Rogério Salgado de Belo Horizonte – MG; Profa. Bernardina Freire e Thomas Bruno Oliveira da Paraíba. Clério José Borges Sant Anna – Serra/Espírito Santo.

Lançamento de Livros: Luis Avelima – São Paulo, Luis Turiba – “Meiaoito” – Brasília, Thomas Bruno Oliveira – Arqueologia – Paraíba. Socorro Evangelista – “Tecendo Papéis” – Uma viagem pelos saberes e práticas do ensino de arte – EDUFURN Editora da UFRN - Natal/RN. Clério Borges – Dicionário Regional de Gírias e Jargões – Serra/Espírito Santo.

Entidades confirmadas: União Brasileira de Escritores – UBE/São Paulo; Academia de Letras e Artes da Serra e Clube dos Trovadores Capixabas/Espírito Santo; União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte; Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas/Cabedelo/PB.

Presenças de: Eduardo Gosson e Socorro Evangelista/Natal/RN; Oliveira de Panelas/João Pessoa/PB.
Este ano serão condecorados por suas ações em favor da cultura as seguintes personalidades: o Governador da Paraíba, Dr. Ricardo Vieira Coutinho pela edição das Leis de ações culturais: Lei 9.630/11 que dispõe sobre o direito das entidades filantrópicas divulgarem seus trabalhos e comunicados através das emissoras oficiais do Estado; Lei 9.536/11 que obriga as escolas públicas e particulares a adotarem pelo menos dois livros paradidáticos de autores paraibanos; Lei 9.637/11 que estabelece a política estadual do livro; Lei 9.484/11 que torna obrigatório a execução do Hino da Paraíba nas solenidades oficiais; Lei 9.440/11 que cria o “Projeto Cultura Cidadã” adoção de bens culturais por empresas com responsabilidade social; Lei 9.564/11 que institui o Dia do Repentista Popular. Assinatura de Convênio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Educação, voltado para a Manutenção e Funcionamento do IHGP.

Também estarão sendo homenageados: Deputado Janduhy Carneiro por ser autor da Lei 9.630/11 que dispõe sobre o direito das entidades filantrópicas divulgarem seus trabalhos e comunicados através das emissoras oficiais do Estado. Deputado Doda de Tião por ser autor da Lei 9.536/11 que obriga as escolas públicas e particulares a adotarem pelo menos dois livros paradidáticos de autores paraibanos. Deputado Arnaldo Monteiro por ser autor da Lei 9.637/11 que estabelece a política estadual do livro. Deputado Vituriano de Abreu por ser autor da Lei 9.564/11 que institui o Dia do Repentista Popular. Dr. Ramalho Leite pela Assinatura de Avença com A União - Superintendência de Imprensa e Editora, direcionada para a editoração ou reeditoração de livros de autores paraibanos ou que estejam radicados no Estado com desconto de 30% (trinta por cento). Deputado Hervázio Bezerra por ser autor da Lei 9.484/11 que torna obrigatório a execução do Hino da Paraíba nas solenidades oficiais. Deputado Raniery Paulino por ser autor da Lei 9.440/11 que cria o “Projeto Cultura Cidadã” adoção de bens culturais por empresas com responsabilidade social. Pelos relevantes serviços in memorian ENÉLIO LIMA PETROCICH - Natal – RN; AMAURY VASCONCELOS pelos cinco anos de falecimento; LINDUARTE NORONHA; Poeta ESLU ELOY – João Pessoa/PB; como, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco – 150 anos; Rádio Tabajara – 75 anos; Marilene Karla Juvino da Silva pela realização do Festival de Mini-Mídias Digitais em Alagoa Grande/PB; e ENERGISA pelo Projeto “Balcão de Livros”. Rogério Salgado por 35 anos de poesia – Minas Gerais.

No Encontro de Entidades que ocorrerá no dia 19 as 14h00min no Auditório Verde o grande Homenageado é o Escritor Waldemar Duarte, com visitação ao Arquivo Histórico Waldemar Duarte e distribuição de livros do homenageado, com o tema: Políticas Públicas para Arquivos Públicos e Privados e Painel para as Entidades Culturais que se façam presentes.

O grande diferencial deste ano será a escolha do INTELECTUAL DO ANO.

Contato: ubepb@ricardobezerra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate