terça-feira, 3 de maio de 2011

Reynaldo Jardim é homenageado na Biblioteca Nacional de Brasília


Cultura
02/05 às 15h36 - Atualizada em 02/05 às 17h25
Reynaldo Jardim é homenageado na Biblioteca Nacional de Brasília
Poeta e jornalista criou suplementos de cultura e fez a reforma gráfica do 'Jornal do Brasil'
Jornal do Brasil
Publicidade

A 17ª edição do Sarau Videoliteromusical Poemação vai homenagear na próxima terça-feira, 3, às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, a vida e a obra do poeta e jornalista Reynaldo Jardim, que morreu em fevereiro. A poetisa Beth Jardim, neta do homenageado, participa da programação do evento, que será comandado pelos poetas Marcos Freitas e Jorge Amâncio. O evento é gratuito e aberto ao público.

Nascido em São Paulo, Reynaldo Jardim morou em Brasília desde o fim da década de 1980. Considerado um ícone da poesia brasileira contemporânea, publicou vários livros, dentre os quais, 'Joana em Flor' e 'Maria Bethânia, Guerreira, Guerrilha'. Como jornalista, realizou reformas gráficas em vários jornais do país. Nos anos 50, participou da reforma do Jornal do Brasil, onde criou e editou, o 'Suplemento Dominical do Jornal do Brasil', o 'Caderno de Domingo' e o 'Caderno B'. Ele morreu em 1] de fevereiro, em decorrência do rompimento de um aneurisma abdominal.

Homenagem a Reynaldo ocorre durante a 17ª edição do Sarau Videoliteromusical

PoemaçãoParticipam da homenagem com suas produções artísticas os poetas Nazareth Tunholi, membro da Academia Internacional de Cultura e Academia de Letras e Música do Brasil, José Luis Sóter, coordenador da Associação Brasileira de Radiodifusão, Carlos Augusto Cacá e Marina Mara. O multiartista Paulo Dagomé, fundador do grupo Radicais Livres de São Sebastião apresenta os poetas Devana Bubu, Edvair Ribeiro, Júlio César, integrantes do movimento literário SuperNova. O público vai poder conferir ainda o lançamento do livro 'Música muda', de Luis César de Souza, e a apresentação musical de Lacone Almeida.

O Sarau é realizado na primeira terça-feira do mês com o objetivo de privilegiar a poesia brasiliense, visando a II Bienal Internacional de Poesia de Brasília (II BIP), que ocorre no período de 14 a 17 de setembro de 2011.

Fonte: http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/05/02/reynaldo-jardim-e-homenageado-na-biblioteca-nacional-de-brasilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate