segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Sempre Um Papo recebe o escritor Alberto Villas


Alberto Villas 27/09, segunda-feira, às 19h30 | Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes ( Av. Afonso Penna, 1537 - Centro)

O Sempre Um Papo recebe o escritor Alberto Villas, para debate e lançamento do livro “Onde foi parar nosso tempo?”. O livro de crônicas é dividido 50 “verbetes”, ou seria melhor descrevê-los como “pílulas de memória”, que tem como função relatar de forma leve a vida nos anos 60 e 70 no Brasil ou, mais especificamente, em Minas Gerais. Na esteira dos sucessos “O mundo acabou!”, “Afinal, o que viemos fazer em Paris?” e “Admirável mundo velho!” Alberto Villas, que fez carreira em grandes veículos de comunicação, presenteia o mercado editorial com mais uma delícia literária. O evento ocorre no dia 27 de setembro, segunda-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes ( Av. Afonso Penna, 1537 - Centro). A entrada é gratuita.

O livro
Era uma vez, num lugar não muito distante, e há não muito tempo, as salas de visitas. E, curiosamente, esses cômodos serviam para receber visitas em casa. Sim, amigos que chegavam de surpresa e eram bem-vindos, mesmo que ficassem para o jantar sem avisar. Para os indesejáveis, de toda forma, restava um último recurso: colocar atrás da porta uma vassoura de cabeça para baixo. Esse lugar era o Brasil, mais especificamente Minas Gerais, e esse tempo era os anos 60 e 70.

Claro, se compararmos com os dias de avanços técnicos de hoje, havia naquela época graves problemas. O Toddy, por exemplo, demorava muito para desempelotar no leite, e as massas de bolo (que não era comprado pronto) precisavam ficar um tempo descansando. Lata de azeite só se abria com um preguinho, e as fraldas de pano precisavam ser lavadas. Tamanhas preocupações eram compensadas com goles de Crush e com a alegria de colecionar insetos pregados em um pedaço de isopor...

Para os que não haviam nascido ou eram muito pequenos para lembrar, “Onde foi para nosso tempo?” é uma oportunidade de conhecer um País mais caloroso, no qual as facilidades técnicas que hoje tomamos por naturais não existiam, mas havia mais tempo e gosto pelo convívio descompromissado e prazeroso da família e dos amigos. Já para os cinquentões, é uma deliciosa viagem de regresso àquela época.

E isto só acontece porque o livro de Villas tem uma característica que o difere de uma obra típica de memórias. Afinal, ele está menos preocupado com o relato pessoal do que em invocar todo o cotidiano de um período que os leitores saberão imediatamente reconhecer, e se identificar, transitando sempre entre aquilo que viveu pessoalmente, mas que é também comum a toda uma geração.

O autor
Alberto Villas nasceu em Belo Horizonte em 1950. Jornalista, passou pelos jornais Estado de Minas, Movimento, Versus, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, revista Vogue, Rede Bandeirantes, SBT, Rede Manchete e atualmente trabalha na Rede Globo. Desde jovem dedica-se à caça. Caça de palavras, expressões, ditados populares, modas, manias, costumes, enfim, a história da vida privada.


“Onde foi parar nosso tempo?”, de Alberto Villas.
Gênero: Crônicas
Número de páginas: 224
Formato: 13,7 cm x 20,8 cm
Preço: R$ 34,90

O Sempre Um Papo é um projeto de incentivo à leitura, criado há 24 anos pelo jornalista mineiro, Afonso Borges. Neste período, realizou mais de dois mil encontros com escritores do Brasil e do exterior, sempre com entrada gratuita.
Serviço:
Sempre um Papo com Alberto Villas
Dia 27 de setembro de 2010, terça-feira, às 19h30
Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Penna, 1237, Centro).
Informações: (31) 3216.1501 – www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:
Rômulo Medeiros : romulo@sempreumpapo.com.br - (31) 3261-1501
Jozane Faleiro: imprensa@sempreumpapo.com.br - (31) 9204.6367

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate