sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


Projeto Tributo ao Poeta encerra com a poesia de Oswaldino Marques

Com a aula-recital dedicada à obra do poeta, professor, crítico literário e ensaísta Oswaldino Marques, a Biblioteca Nacional de Brasília encerrou na terça-feira, 1º de dezembro, o projeto Tributo ao Poeta, que ao longo de quase três anos prestou homenagem a 20 autores, entre nomes locais e nacionais. “A tarde inteira chuvosa e o clima de tensão que vive Brasília com o momento político não conseguiram atrapalhar nossa homenagem ao Oswaldino”, disse o diretor da BNB, Antonio Miranda , ao abrir o evento, conduzido pela escritora Margarida Patriota, com a participação dos poetas Cristiane Sobral e Menezes y Morais, na leitura dos poemas.
Miranda põe fim ao projeto com o propósito de direcionar toda a atenção da BNB para a organização da segunda edição do mega evento Bienal Internacional de Poesia de Brasília, que será realizado em setembro de 2010. Freqüentadores assíduos dos tributos, assim como espectadores que o assistiram pela primeira vez, contestam a decisão do diretor, evidenciando que o projeto da BNB cumpriu sua função com sucesso e ainda deixou o ótimo gosto de “quero mais.”
DEPOIMENTOS - É o caso da professora de Literatura Inglesa da Universidade de Brasília, Cristina Stevens, e do arquiteto, paisagista e curador de exposições de arte, Nando Cosac. Cristina Stevens, que viu vários tributos, entre eles o dedicado a Cassiano Nunes e a Cecília Meireles, disse que a seleção dos nomes homenageados foi interessante, com destaque para os que ela assistiu. “Vivemos um momento privilegiado; o projeto devia ser mantido e a BNB fazer uma divulgação mais acirrada junto à mídia”, enfatizou.
Nando Cosac, que assistiu pela primeira vez o tributo, disse achar válida a proposta, porque põe as pessoas para conhecerem mais sobre poetas e poesia. “Eu não conhecia Oswaldino Marques, e achei muito rica a poesia dele, principalmente na voz da atriz Cristiane Sobral”, observou Cosac, que nos anos 70 e 80 foi diretor, cenógrafo e iluminador de teatro. Ele também é de opinião que o projeto não devia encerrar, mas amadurecer, a fim de mostrar a poesia a um público cada vez maior e diversificado. “A Biblioteca podia desenvolver um trabalho de divulgação dos tributos em escolas, e os professores delegarem aos alunos tarefas sobre os poetas apresentados”, sugeriu. (Angélica Torres)
Veja as fotos do evento em: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/noticias/369-projeto-tributo-ao-poeta-encerra-com-a-poesia-de-oswaldino-marques

Biblioteca Nacional de Brasília
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa
55 61 3325-6257 Ramal 107 / 109
Visite http://www.bnb.df.gov.br

http://www.bipbrasilia.unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate