sábado, 25 de janeiro de 2014

"Laboratório/Show", de Eduardo Rangel

  Encerrando a temporada de janeiro do "Laboratório/Show", o cantor e compositor Eduardo Rangel recebe como convidados desta segunda-feira, 27 de janeiro, no Feitiço Mineiro, o compositor Sergio Duboc, o poeta Nicolas Behr, o flautista Toninho Alves e o radialista e escritor Ruy Godinho.
Além de temas de seu mais recente disco “Estúdio, Eduardo Rangel interpretará sucessos da MPB como “O Rei do gatilho” (de Miguel Gustavo) e “Marvada pinga” (de Ochelsis Laureano), assim como pérolas da musica latino americana, entre elas  “Unicórnio” (do cubano Silvio Rodrigues) e "Guardanapos de papel" (do uruguaio Leo Masliah, com versão de Carlos Sandroni). 
A cada segunda-feira, o escritor e radialista Ruy Godinho conta a história de como foi criada uma canção consagrada da MPB, a qual é interpretada em seguida por Rangel. As histórias contadas se baseiam na série de livros “Então, Foi Assim?”, do próprio Godinho.
No  “Laboratório/Show”, apresentado as segundas-feiras de janeiro, no Feitiço Mineiro, Eduardo Rangel interpreta preciosidades da música popular e recebe participações de cantores, poetas e instrumentistas da cidade. 
Pelo palco do projeto se apresentaram artistas como Evandro Barcellos, Amanda Costa, Noélia Ribeiro, Valerinho Xavier, Alberto Salgado, Jaime Ernest Dias, Marina Mara, Ruy Godinho, Joaquim França, Afonso Gadelha, João Filho, Beto Dourah, Adeilton Lima, Isabella Paz, Pedro Doca, Liliana Gayoso, Veronica Carriço e Marcelo Bopp.
O projeto “Laboratório/Show” retornará em março, após o carnaval.

Serviço
"Laboratório/Show", com Eduardo Rangel e convidados
Participações: Sérgio Duboc - compositor convidado, Nicolas Behr - performance poética, Toninho Alves - músico convidado e Ruy Godinho - momento “Então, foi assim?”
Data: 27 de janeiro (segunda-feira), 21h
Local: Feitiço Mineiro - 306 Norte, Bl. B, lojas 45/51, Brasília DF
Reservas: (61) 3272-3032
Couvert artístico: R$10,00
Classificação Indicativa: 14 anos ou acompanhado dos pais
* Foto em anexo de Ândrea Possamai
Eduardo Rangel
Gravou seu primeiro disco ao vivo, "Pirata de Mim ", em 1998, na casa carioca "Mistura Fina". Sua música "Copacabana Blues" valeu indicação à melhor composição brasileira pelo "VII Prêmio Sharp de Música", atual Prêmio da Música Brasileira. 
O segundo CD ao vivo, "Eduardo Rangel & Orquestra Filarmônica de Brasília”, foi lançado em 2006, no Teatro Nacional de Brasília, com 60 instrumentistas regidos pelo maestro e arranjador Joaquim França. 
Atualmente Rangel divulga seu primeiro álbum gravado inteiramente em estúdio. O CD se destaca pela moderna engenharia de áudio e participações de músicos do primeiro time brasileiro, entre eles Leo Gandelman e Torcuato Mariano. Em 2014, Rangel lançará o DVD "Eduardo Rangel e Quarteto Sinfônico Interpretam Chico Buarque", acompanhado por um quarteto de cordas com arranjos e regência do Maestro Joaquim França. 
Rangel tem composições gravadas por, entre outros, Edson Cordeiro, Márcio Faraco (em parceria), Indiana Nomma, Renata Arruda, Célia Porto, Antenor Bogéa, Ju Cassou e Suzana Maris.

ARTISTAS CONVIDADOS

Toninho Alves - músico convidado
Bacharel em flauta transversal pela UnB na classe da professora Odette Ernest Dias, Toninho Alves é integrante dos grupos instrumentais “Alma Brasileira Trio” (com um CD gravado e apresentações por várias capitais brasileiras e no exterior), e o duo de flauta e piano com Débora Nilson. Também é integrante do lendário grupo de Música Popular Brasiliense “Liga Tripa”, onde é flautista, cantor e compositor. Lançou em 2001 um CD independente de canções próprias chamado “Por Prazer”. Este ano fará o lançamento oficial do CD autoral “Mãe Divina”. Como Flautista já acompanhou diversos artistas locais e nacionais. Entre eles destacam-se: Claudio Nucci, Hermeto Pascoal, Elton Medeiros, Eduardo Rangel, Pecê Sousa, Suzana Mares e Célia Porto entre outros. Toninho é compositor de trilhas para vídeo e teatro e professor da Escola de Música de Brasília.

Sérgio Duboc - compositor convidado
Cantor, compositor, arranjador e violonista, Duboc é integrante do lendário grupo Liga Tripa - referência cultural em Brasília, e autor de vários dos sucessos do grupo, como “Edifício ninguém mora lá”, “Vôo dos bruxos”, “A forma e a cor”, “Papo de Cicerone”, “Manacá” e “Samba da rua 8” - gravado também por Célia Porto. Desenvolve trabalhos de parcerias com Flávio Faria, Fabrízio Morelo, Vicente Sá, Aloísio Brandão e Paulo D’Jorge, entre outros. 
Sérgio Duboc foi um dos vencedores da Feira Pixinguinha Funarte /79, com a música “Tão Logo”, em parceria com Paulo Tovar.
No momento está gravando um CD solo, a ser lançado ainda este ano.

Nicolas Behr - poeta convidado
Nicolas Behr ( Nikolaus von Behr)  nasceu em 1958, em Cuiabá, MT,  vivendo em Brasilia desde 1974. Publica seus livros de poesia desde 1977. Preso no ano seguinte pelo DOPS, julgado e absolvido em 1979.  Foi publicitário e hoje é produtor de mudas, ecologista.  Laranja Seleta – poesia escolhida (1977 – 2007)  foi lançado pela  Língua Geral e participou como finalista no Premio Portugal Telecom de Literatura em 2008. Sua obra tem sido objeto de várias dissertações de mestrado e documentários. Participa ativamente de encontros literários pelo Brasil. Adora Brasília. 

Ruy Godinho - momento “Então, foi assim?”
Paraense, Ruy Godinho é produtor multimídia, pesquisador, radialista, ator, diretor, escritor e divulgador de MPB. Fundador da ABRAVÍDEO, produziu os programas "Música no Ar", na Nacional FM e na Rádio Cultura FM, e “Estação Brasil”, na Rádio Cultura FM. Produziu e apresentou o programa “Cantos do Brasil”, na Rádio Comunitária da Unb, em 2002. 
Atualmente Produz e apresenta o programa radiofônico Então, Foi Assim? na rádio Nacional AM e FM de Brasília, Nacional da Amazônia e mais de 200 rádios universitárias e comunitárias por todo o país. É autor dos livros “Então, foi assim? - Os bastidores da criação musical brasileira”, Volumes 1, 2 e 3. Ativo palestrante sobre temas de produção multimídia e História da Música Brasileira. ministrou a palestra “Das Origens da Música Brasileira ao Choro”, na Escola de Música de Brasília, UNB e em diversos festivais do gênero. 

Contatos: 
Eduardo Rangel
 (61) 3367.1679 e 9973.1679


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate