terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Especialista fala sobre bibliotecas públicas alemãs

Cultura

Publicado em 28/01/2014 10:50


A professora e pesquisadora de literatura infantojuvenil Margareth Caldas Fuchs ministra nesta quarta-feira (29) a palestra “Viagem às bibliotecas públicas da Alemanha”, a partir das 14h30, no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é franca.

A partir de sua experiência na Alemanha, a convite do Goethe-Institut, Margareth vai falar sobre o sistema de bibliotecas públicas alemão, traçando paralelos com o sistema utilizado em Curitiba.

Em 2013, junto com uma comitiva de gestores brasileiros, ela visitou bibliotecas nas cidades de Frankfurt, Wetzlar, Leipzig e Biberach. Na capital paranaense, Margareth foi gerente de bibliotecas escolares municipais e coordenadora de literatura da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

“Na palestra, vou comentar os procedimentos adotados na Alemanha que poderiam trazer benefícios para bibliotecas brasileiras. Na Biblioteca Nacional de Frankfurt, por exemplo, os livros são encaminhados para o processo técnico de forma automatizada através de esteiras elevadas. Ninguém carrega peso desnecessariamente e tudo fica mais organizado. Em Biberach, as bibliotecas contam com estantes inclinadas próximas ao piso, que facilitam a visualização e o acesso aos livros”, diz Margareth, atualmente coordenadora de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Serviço: Palestra “Viagem às bibliotecas públicas da Alemanha”, com Margareth Caldas Fuchs.

Data: 29 (quarta-feira).

Horário: 14h30.

Local: Auditório Paul Garfunkel - Biblioteca Pública do Paraná -(R. Cândido Lopes, 133) - Curitiba — PR.

Entrada franca.

Mais informações: (41) 3221-4900.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate