quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UM MINUTO DE CINEMA


Um minuto de cinema
Festival Permanente do Minuto convoca parcerias de exibição.
  
(Guatá/Paulo Bogler)

Realizado desde o ano de 1991, o Festival do Minuto está oferecendo os conteúdos para serem exibidos por instituições parcerias em todo o Brasil. A iniciativa reúne vídeo de até 60 segundo de duração, produzidos por realizadores profissionais e amadores. Atualmente, o Festival do Minuto é permanente e on line, recebendo diariamente vídeos.
A cada ano, acontece uma mostra de melhores vídeos, que serão oferecidos instituições interessadas em exibir os filmes. A próxima edição da mostra, que é gratuita, será realizada entre 20 e 25 de março.
Para realizar a exibição da mostra, a entidade precisa ter um televisor, um aperalho de DVD ou um computador com projeto de imagns. O evento nas cidades precisa ser inteiramente gratuito, isto é, não ter cobrança de ingressos ou outras taxas. Os responsáveis pela exibição determinam a quantidade e os horários de exibição.
Este ano a mostra do Festival do Minuto será disponibilizada exclusivamente por download através da internet. Os organizadores irão enviaremos email com as instruções de download juntamente com uma explicação de como preparar o DVD para exibição, além de um cartaz eletrônico para impressão. 
A mostra tem aproximadamente 50 minutos. Os vídeos curtíssimos podem ser exibidos em qualquer tipo de espaço públicos, como equipamentos culturais, pontos de passagem, saguões, salas de aula, entre outros.  Na última edição da rede, os melhores minutos do ano foram exibidos em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 250 cidades brasileiras. 






 Escola cubana seleciona estudantes de cinema

Serão escolhidos até seis brasileiros para formação em Cuba.
Estudantes e realizadores audiovisuais brasileiros poderão participar da seleção promovida pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba (EICTV), considerada um dos mais importantes centro de formação em cinema e televisão do mundo. Os testes serão realizados em cinco capitais do país, sendo, Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO) e Belém (ES).                                                                                        As inscrições poderão ser feitas entre os dias 25 de janeiro e 10 de março. As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de março. Os candidados devem ter entre 22 e 29 anos de idade.
Parte dos custos da matrícula dos alunos brasileiros é subsidiada pelo Ministério da Cultura (MinC), e o restante fica a carga do próprio candidato. Os alunos selecionados vão cursar o primeiro ano de polivalência e o segundo e terceiro anos de especialização. Para os três anos de formação, o valor da matrícula custa em torno de cinco mil euros por ano.
Entre os brasileiros, serão escolhidos até seis inscritos, que irão integrar um grupo de 40 pessoas de todo o mundo. A etapa de formação integra oito especializações abrangendo tv e novas mídias, direção, produção, roteiro, fotografia, som, documentário e edição. 
A Escola de Cuba é uma organziação não governamental, que atua desde o ano de 1985, mantida pelo Comitê de Cineastas da América Latina (FNCL), que por sua vez é presidida pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez. Todos os anos, a EICTV seleciona alunos de todas as partes do mundo que vão a Cuba estudar cinema. Além da arte e suas implicações técnicas, a proposta é difundir a cultura e promover a integração entre povos e nações, especialmente, entre os latino-americanos. Entre os seus milhares de alunos e profissonais, e escola abrange pessoas derivadas de 50 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate