quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O POEMAÇÃO 24 passou para SEXTA FEIRA dia 9


POEMAÇÃO VINTE QUATRO  
Homenagem ao Poeta José Santiago Naud
Um Sarau Videoliteromusical

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola abre suas portas para o Vigésimo Quarto POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense.
O Poemação 24 faz uma homenagem ao poeta José Santiago Naud, um dos fundadores da Universidade de Brasília, com lugar garantido na História da Literatura, tanto pelos seus estudos sobre a obra de Euclides da Cunha como pela obra fruto da sua própria razão.
Publicou vinte e um livros, dentre eles: Noite Elementar (Porto Alegre, 1958); Hinos Cotidianos (Rio de Janeiro, 1960); A Geometria das Águas (Porto Alegre, 1963); Conhecimento a Oeste (Lisboa, 1974); Promontório Milenário (Panamá, 1983); Pedra Azteca (México, 1985); As colunas do templo (Brasília, 1989), O olho reverso (1993), Memórias de signos (Porto Alegre, 1993), O avesso do espelho (1996), Antologia Pessoal (Brasília: Thesaurus, 2001). Lança na ocasião o livro Fábrica de Ritos (Brasília: Thesaurus, 2011). Nasceu a 24 de julho de 1930, na cidade de Santiago, RS, Brasil. Poeta e ensaísta. Vive em Brasília.
Dina Brandão: nasceu no Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1968 com dez anos. Aqui aprendeu a dançar, cantar, interpretar e fazer poesia. Publicou Brasília Ironia dos Deuses, em 1977, juntamente com o poeta Vicente Sá. Atriz formada pela Faculdade e Artes Dulcina de Morais, participou de vários espetáculos teatrais e um curta metragem. Publica seu primeiro livro individual, “Do amor e seus descabelos – (Poesias massivas, ensaios e um plano de voo)”-
O livro apresenta seis ilustrações, que são quadros da artista plástica Tânia Botelho, que os fez a partir dos poemas que estão no livro.
Israel Ângelo Pereira: nasceu no dia 07 de abril de 1978, em Crateús (Ceará). Chegou a Brasília com apenas dez meses de idade. É poeta e escritor. Foi docente voluntário de literatura, agente da mala do livro desde 2003, cuida, atualmente, das estações culturais no metrô, um projeto da (Secretaria de Cultura do Distrito Federal), sendo responsável pelas estações  culturais no metrô de Ceilândia. Fundador da ONG “O ninho do Condor” e profundo pesquisador do “poeta dos escravos”, é conhecido como “Israel Ângelo, EL Condor Candango”. È membro fundador da “ACLAP”. Está lançando o livro “Voo poético do condor”.
 Done Pitalurg: é professor de Artes Cênicas, ator, autor e diretor teatral, poeta declamador de Planaltina (DF). Circula no cenário poético brasiliense há 30 anos. Sua poesia surpreende com uma mistura de marginalidade e encantamento. Autor de colírios são delírios e A nau dos Insensatos. Em parceria com a poeta e atriz Dina Brandão, montou e interpretou o recital Falange Bege.
Marco Polo Haichel:  é Professor de Literatura Brasileira, Língua Espanhola, voluntário no projeto O Livro na Rua e colabora na Revista Eletrônica Nós Fora dos Eixos.  O escritor maranhense, radicado em Brasília, lança o livro " Falando de Literatura". O livro tem como principal objetivo incentivar a leitura entre jovens e adultos acerca do mundo literário. As entrevistas realizadas visam responder mais sobre os fenômenos literários que satisfazem o impulso jornalístico, resultado do trabalho de um escritor apaixonado pelo mundo literário. João Carlos Taveira, os escritores cabo verdianos Corsino Fortes e o historiador Tomé Varela, Chacal, Walter Hugo Mãe são alguns dos autores em Falando de literatura num  bate-papo  com M.P.Haickel Polo.
 Jairo Mozart: Músico, Compositor, intérprete e artista plástico. Radicado em Brasília desde 1994, Jairo Mozart realiza seu trabalho musical e literário resultante de anos de pesquisa sobre a cultura popular no universo nordestino, somado às influências recebidas no contato com a cultura do cerrado, onde deu continuidade a suas pesquisas. Publicou várias Literaturas de Cordel, entre elas: O Auto de Lampião no Além, O Cordel da Missão Cruls, Pesquisando a história de Rondon, Jairo entendeu a sua dualidade, uma linha com respeito e bondade e lança no Poemação A SAGA DE RONDON pela Dupligráfica Editora. Gravou e lançou oito CDs solos com composições próprias, musicou peças teatrais.
 Carlos Pial percussionista Maranhense enfatiza em sua sonoridade a mesclagem de ritmos  folclóricos do seu estado e sonoridades do Brasil e do Mundo, Pial ministra aulas no instituto de música Tokata, na  Escola de Música de Brasília  e no “Curso Pontual”, e o Coral Masculino da Escola de Música de Brasília na regência do maestro Danilo Salomão, completam a parte musical do POEMAÇÃO 24.
Ao final a plateia mostra o talento em Poesia na Plateia. Sorteio de livros para a plateia.
O Poemação é realizado no auditório da Biblioteca Nacional. Sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.


POEMAÇÃO 24
Homenagem ao Poeta José Santiago Naud

participantes

José Santiago Naud – Dina Brandão         

Israel Ângelo  -   Donne Pitalurg    

Jairo Mozart – Marco Polo Haichel  -    Carlos Pial

Coral da Escola de Música de Brasília



LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data:     09 de dezembro de 2011
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca


ESTACIONAMENTO FÁCIL ATRAS DA BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA (entre a biblioteca e o antigo Touring)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate