quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha

O festival
O latinidades – festival da mulher afro latino americana e caribenha em 2011 está em sua iv edição. O projeto foi pensado como forma de dar visibilidade ao histórico de lutas e resistência da mulher negra na américa latina e trazer temas relacionados ao machismo, racismo, sexismo e superação de desigualdades, com recorte de gênero e raça.
O evento será realizado de 23 a 25 de novembro, no pavilhão de exposições do parque da cidade, em brasília. Mais uma vez, dentro da conferência do desenvolvimento – code – promovida pelo instituto de pesquisa econômica aplicada – ipea – que é parceiro, também, na publicação do livro latinidades, produto dos seminários realizados durante o festival latinidades. Em 2010 a publicação deu-se em torno do tema censo e políticas públicas para as mulheres negras.
A programação 2011 prevê apresentações culturais, desfile de moda baseado nas vestimentas de santo, feira de afro-negócios, seminários e debates, sempre envolvendo profissionais negras latino-americanas e caribenhas e também africanas. O tema do festival no ano de 2011 será mulheres negras no mercado de trabalho. O evento está inserido no calendário da onu para o ano internacional d@s afrodescendentes. A homenageada do ano será a dona raquel trindade, artista plástica, dançarina, coreógrafa, poetisa e mestra griô.

O festival contribui para o resgate da história da mulher negra ao tempo que promove debates e reúne diferentes profissionais negras. O desenho do latinidades – festival da mulher afro latina americana e caribenha é uma contribuição para estimular o espaço de reflexão, proposição e possibilidade de trabalho coletivo, visando uma sociedade mais justa, democrática e sustentável sob o ponto de vista das relações étnico-raciais e de gênero.
As inscrições para os seminários poderão ser feitas no site da Conferência do Desenvolvimento: www.ipea.gov.br/code (Formulário de Inscrição).
Para assistir às apresentações culturais a partir das 20h do dia 25 de novembro, Expobrasília, no Parque da Cidade, não é necessária qualquer inscrição. Toda a programação é gratuita e aberta.Esperamos você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate