quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Autora de "Geografia do Desejo", Deliane Leite, declama no T-Bone


Aloísio Brandão apresentará show “Pelo Avesso” na Quinta Cultural do dia 07 de outubro
Por Francisca Azevedo
29 de setembro de 2010

Aloísio Brandão apresentará show “Pelo Avesso” acompanhado de vários músicos
Açougue Cultural T-Bone receberá na quinta-feira, dia 07 de outubro, o cantor e compositor Aloísio Brandão com o show “Pelo avesso” acompanhado dos músicos Lucas Araújo (violão de sete cordas), Fernando Machado (clarineta, clarone e sax-soprano), Jorge Macarrão (percussão) e participação de Clara Brandão e Ana Prisce Barreto (vocais).

No show, Brandão apresentará algumas das músicas que constarão no CD que está gravando em parceria com vários artistas brasilienses: Climério Ferreira, Vivente Sá, Ivan Braga; e outras cujas músicas e letras levam a assinatura do próprio Brandão, a exemplo de “Pelo avesso”, “Meu traidor”, “Perto da palavra” e “Certo Brasil”.

Além da programação musical, a noite terá a participação da romancista Ana Miranda. Escritora cearense, viveu em Brasília entre 1959 e 69, irá recitar um jogral sobre o encontro entre o Romance e a História, em que esses personagens discutem suas atribuições e significados, seus pontos em comum e suas divergências. Não sabemos se o encontro é casual, ou por desígnio dos deuses, pois tudo o que se refere a esses personagens é mistério. No entanto, lá estão eles, caminhando lado a lado, debaixo de sóis e luas, tempestades e ventanias, desertos, aldeias ou cidades imensas, campos de neve, oceanos, até que num momento se aproximam.

Ana Miranda é autora de Boca do Inferno, Desmundo, Dias & Dias e Yuxin, entre outros romances, todos publicados pela Companhia das Letras.

Lançamento literário:
Vida e obra do acaso
Nono livro de Dioclécio Luz, a obra reúne 26 crônicas. Elas abordam as questões humanas, a modernidade, a política, o meio ambiente e Brasília. Diz o autor que sua prosa se pretende poética e bem humorada, inspirada em mestres como Carlos Drummond de Andrade, Joel Silveira, Fernando Sabino, “mas não boto as mãos no fogo pelo autor”. A maioria lida pelo autor na Rádio Cultura FM.


Teatro:
Poeta Deliane Leite
“Um trem mineiro chamado desejo”Deliane Leite é poeta, pesquisadora, declamadora, produtora cultural, e professora de Língua Portuguesa.
Membro do Grupo Tribo das Artes. Elabora e participa projetos envolvendo as áreas de literatura, teatro,entre outras. É autora de “Geografia do Desejo”, livro de poesias.

Aloísio Brandão volta ao palco do T-Bone
O cantor e compositor Aloísio Brandão está de volta ao palco do Açougue T-Bone. Dublê de jornalista e artista, Brandão é um compositor denso. Suas músicas trazem uma complexidade e sofisticação que dialogam, o tempo todo, com o simples. Daí, resultar num trabalho vigoroso, bom de ser ouvido. A complexidade vem de suas harmonias, melodias e ritmos minuciosamente elaborados, “como quem tece uma renda”, segundo explica a sua parceira Luli (“O Vira”, “Bandolero”, “Fala”).

Já a simplicidade, vem de suas raízes sertanejas (Brandão é natural de Santana dos Brejos, no interior da Bahia, onde viveu, até os 17 anos, quando veio para Brasília). “O artista beberá de muitas fontes, mas, sempre, recorrerá às suas primeiras águas – aquelas da infância e da adolescência, porque são referências que, um dia, viram interferências em sua criação”, argumenta o compositor, sempre, conectado às fontes de origem, mas também às fontes que dão origem à música urbana contemporânea. Outro elemento de peso em seu trabalho são as suas letras carregadas de poesia madura.

No show no Açougue T-Bone (07/10), a exemplo dos demais, será rigorosamente autoral. Aloísio Brandão apresentará algumas das músicas que constarão do CD que está gravando, como “O sobrevivente” (parceria com Climério Ferreira), “A sede dos mortos” e “Beduína” (com Vivente Sá), “Suor morno” (com Ivan Braga), “Perfil” (com Olivá Apolinário). E outras cujas músicas e letras levam a assinatura do próprio Brandão, a exemplo de “Pelo avesso”, “Meu traidor”, “Perto da palavra” e “Certo Brasil”.

OS MÚSICOS – Brandão salienta a força que vem músicos que o acompanham. “São geniais, inventivos. Sem eles, seria impossível atingir a timbragem que persigo e a execução dos arranjos – intrincados, diga-se de passagem - com tamanha preciosidade, com tanta qualidade”, comenta. O compositor atua com todos eles, há anos. A exceção é a filha, Clara (vocal), de 18 anos, que, embora integre o coro infanto-juvenil do Teatro Nacional, está estreando com o pai. Brandão se diz um privilegiado, por compartilhar o seu trabalho com músicos tão competentes.

Um pouco mais sobre “Vida e obra do acaso”
Pronto desde 2008, só agora é lançado este livro de crônicas de Dioclécio Luz. Ele não sabe dizer o motivo: “não lembro”, explica, “aliás, eu nem lembro do que escrevi”. É com esse jeito de surpresa para todos que “Vida e Obra do Acaso” sai do ventre ganha a luz e entra em cartaz.

Nono livro de Dioclécio, a obra reúne 26 crônicas. Elas abordam as questões humanas, a modernidade, a política, o meio ambiente e Brasília. Diz o autor que sua prosa se pretende poética e bem humorada, inspirada em mestres como Carlos Drummond de Andrade, Joel Silveira, Fernando Sabino, “mas não boto as mãos no fogo pelo autor”.

A maioria dessas crônicas foi ouvida na Rádio Cultura FM, lidas pelo próprio; outras brotaram aqui e acolá em publicações esparsas de amigos.

Dioclécio Luz
Pernambucano, nascido em lugar incerto e não sabido, Dioclécio mora em Brasília desde 1985. É jornalista e escritor e radialista (mantém o programa “Canta Nordeste” na Cultura FM, há mais de 10 anos). Antes disso foi professor de matemática, engenheiro, agricultor, fotógrafo, publicitário; ator, autor e diretor de teatro; roteirista de vídeo.

Dioclécio é estudante do mestrado em Comunicação na Universidade de Brasília. Atua profissionalmente nas áreas de meio ambiente e cultura.
Tem oito livros publicados:
- Roteiro mágico de Brasília – volumes I e II (1986/1989, reportagens)
- A máfia dos agrotóxicos e a agricultura ecológica (1995, ecologia)
- Ladrões de natureza – uma reflexão sobre a biotecnologia e o futuro do planeta (1998, ecologia)
- O diabo modernista (1992, contos)
- Gente sobrenatural (1996, contos)
- Trilha apaixonada e bem-humorada do que é e de como fazer rádios comunitárias, na intenção de mudar o mundo (2001/2004,1ª/2ª ed., comunicação).
- A arte de pensar e fazer rádios comunitárias (2007, comunicação)

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz (Contato 61 9921-1302)

Contatos:
Aloisio Brandao aloisio.brandao@ig.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Dioclécio Luz dioclecioluz@terra.com.br Deliane Leite (61) 9932-4000 (62) 9963-4488 delianelt2@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Ana Miranda amliteratura@hotmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Data: 07/09
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA
Indicativa livre
Última Atualização ( 29 de setembro de 2010 )

Fonte: http://www.t-bone.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=243&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate