terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra


Nesta quarta (27) acontece o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Em todo país, movimentos sociaisde defesa da igualdade racial em parceria com gestores municipais e estaduais estarão promovendo rodas de conversa, seminários, caminhadas, encontros e atividades culturais com o propósito de sensibilizar a sociedade brasileira, chamar a atenção das autoridades e assegurar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos estados e municípios.

A mobilização começou no dia 20 de outubro e segue até o dia 20 de novembro. São mais de 40 cidades participando da agenda em todo Brasil. Para o dia 27, foram anunciadas atividades nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Passofundo, Bagé, Caraguatuba, Campinas, Araraquara, Salvador e Teresina, entre outras.
Com o slogan “Saúde da População negra é direito, é lei – Racismo e discriminação fazem mal à saúde”, a campanha de mobilização pró-saúde da população negra 2010 foi criada para informar à população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com a sociedade em geral.

Além disso, propõe informar sobre o racismo e suas implicações para as profundas desigualdades motivadas pelo quesito raça/cor que potencializam o processo de adoecimento e morte da população negra.

A realização é da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo - População Negra e Aids e Rede Nacional de Promoção e Controle Social da Saúde das Lésbicas Negras (Rede Sapatá) e Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras. A parceria é do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a secretaria-executiva da ONG Criola.

Desde 2006, quando foi criada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o 27 de outubro foi escolhido pelo movimento negro e trabalhadores de saúde para ser um marco sobre a persistência das desigualdades raciais na área da saúde no Brasil.

Mais informações:
José Marmo da Silva (21) 8692 7406
Angélica Basthi (21) 9627-7633
http://redesaudedapopulacaonegra.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate