sexta-feira, 31 de julho de 2009

Poemação: dia 4 de agosto (terça-feira) - Um Sarau Videoliteromusical























A Biblioteca Nacional de Brasília abre as suas portas à poesia brasiliense, trazendo de volta o Poemação, projeto de grande sucesso da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, em 2008. Sob a coordenação dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amâncio, o Sarau Videoliteromusical será aberto no dia 4 de agosto, 3ª feira, no auditório do 2º andar, apresentando George Durand com a poesia de Antonio Miranda; Ruiter Lima e Carlinhos Piauí com um recital poético-musical nordestino; Cristiane Sobral com a poesia negra; Marina Andrade com uma leitura musical de Augusto dos Anjos, e ainda Ivan Monteiro, Elias Daher, Meireluce Fernandes e Menezes y Morais.

O evento traz também as Rodas de Poesia, com duas atrações: o Sindicato dos Escritores do DF, com a celebração de 30 anos de existência e a posse da nova diretoria; e o Coletivo dos Poetas do DF, que volta ao palco sob a coordenação de Menezes y Morais. A programação do evento inclui a projeção de um vídeo de Fernando Camargos sobre a poesia de Antonio Miranda, e o relançamento dos livros O Resgate da Palavra: I Antologia do Sindicato do DF (Thesaurus, Brasília, 2009, organizador Elias Daher); Micro-Antologia Marcos Freitas (Série Escritores Brasileiros Contemporâneos, nº 44, O Livro na Rua, Ed. Thesaurus, 2008) e Staub und Schotter: Der Wind des Frühlings & die Brise des Herbstes (Ed. CBJE, Rio de Janeiro, 2008), de Marcos Freitas.

Programação do POEMAÇÃO Um Sarau Videoliteromusical

Abertura por Jorge Amâncio e Marcos Freitas
Música: George Durand
Poeta 1: Antonio Miranda em poesia e vídeo
Poesia na Roda: Sindicato dos Escritores do DF
Música e Poesia Matuta: Ruiter Lima e Carlinhos Piauí:
Poeta 2: Cristiane Sobral
Música e Poesia: Marina Andrade
Poeta 3: Ivan Monteiro
Poesia na Roda - Coletivo dos Poetas
Encerramento

Participantes deste 1º Poemação

Antonio Miranda – tem mais de 20 livros publicados, entre poesia, romance e peças de teatro e poemas traduzidos para o espanhol, francês, italiano, inglês, russo e grego. Nos anos 60 e 70 viveu e publicou em Buenos Aires, Caracas, Bogotá e Londres. Tu País Está Feliz, peça de teatro baseada em seus poemas, de 1971, foi vista em mais de 20 países, durante as três décadas que ficou em cartaz. Mantém uma enciclopédia de poesia iberoamericana no portal www.antoniomiranda.com.br e dirige a Biblioteca Nacional de Brasília.

Carlinhos Piauí e Ruiter Lima – Carlinhos Piauí é autor dos cds solo Conterrâneas (1999) e Estradas e Terreiro (2001) e participou dos CDs Português Divertido, com professores da FEDF, e Nós, com artistas da cidade. Está gravando um cd independente com o poeta Ruiter Lima, com quem divide o palco em Sertão de cabo a rabo, recital de poesia matuta e música de raiz nordestina.

Cristiane Sobral – poeta, arte-educadora e atriz, integrante do grupo Oi Poema, publicou prosa e poesia nos Cadernos Negros, Black Notebooks e Cadernos Negros Três Décadas, e pela Editora Moderna, em 2004, na Antologia Histórica da Poesia Negra Brasileira. Fundou em 1999 o grupo Cabeça Feita, cujos espetáculos pretendem redimensionar a personagem negra e a estética negra em cena.

Elias Daher - presidente do Sindicato dos Escritores do DF, tem seis livros publicados, entre eles Fernando Pessoa (Editora Protexto, 2008) e é o organizador da 1ª Antologia do Sindicato dos Escritores – O Resgate da Palavra.

George Durand - Compositor e intérprete, gravou os cds solo George Durand (1998); Limiar (2002) e Quatro Elementos (2007). Está em Brasília desde os anos 90. Estudou violão clássico, violão popular e teoria musical na Escola de Música de Brasília.

Ivan Monteiro – integrante do Coletivo de Poetas, é um recitador por excelência e como tal participou do filme Entre Eixos e Ilhas, de Neto Borges.

Marina Andrade – compositora e intérprete, musicou poemas de Cecília Meireles, Bandeira, Drummond, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos, e dos brasilienses Jorge Amâncio, Gelly Fritta, Nicolas Behr e Menezes y Morais. Em 2007 lançou o cd Versos Íntimos, com versões em blues, pop e folk dos poemas de Augusto dos Anjos.

Meireluce Fernandes - Vice-presidente do Sindicato dos Escritores do DF, publicou seis livros nos gêneros romance, poesia, contos e técnico.

Menezes y Morais – publicou nove livros de poesia, de 1975 a 2005, e lançou Na Micropiscina da Lágrima Feliz, em 1999. É o criador do Coletivo de Poetas.

Os coordenadores - Jorge Amâncio estreou como poeta no jornal Raça, do Movimento Negro Unificado (anos 80), tem poemas em dezenas de antologias e publicou Negrojorgen (Thesaurus, 2007). Marcos Freitas tem oito livros publicados, participa de mais de 20 antologias e é editor da revista eletrônica emverso&pros@ (http://emversoeprosa.blogspot.com) e da coluna Verdeveredas (http://www.45graus.com.br/verdeveredas).

POEMAÇÃO UM SARAU VIDEOLITEROMUSICAL – No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Abertura em 4 de agosto, às 19h. Entrada franca.

Biblioteca Nacional de Brasília
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa
55 61 3325-6257 Ramal 107 / 109
Visite http://www.bnb.df.gov.br
http://www.bipbrasilia.unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate