terça-feira, 21 de julho de 2009

Jorge Amâncio faz leitura de poesias no T-Bone


Celso Adolfo fará show do CD “ESTRADA REAL DE VILLA RICA” no T-Bone
Por Francisca Azevedo
17 de julho de 2009

Show do Celso Adolfo na próxima quinta-feira (23/07)

O Projeto Quintas Culturais apresenta na próxima quinta-feira, 23 de julho, em única apresentação em Brasília, o cantor e compositor mineiro Celso Adolfo para show do CD “ESTRADA REAL DE VILLA RICA”. O CD tem 18 composições inéditas inspiradas na história do ouro e do diamante mineiro dos séculos 18 e 19, época em que Portugal tinha no Brasil a sua mais rica colônia. A noite terá ainda recital de poesias de Jorge Amâncio e performance do ator Vanderlei Costta, sempre às 20 horas no Açougue Cultural T-Bone.

Show do CD “ESTRADA REAL DE VILLA RICA” de Celso Adolfo
ESTRADA REAL DE VILLA RICA tem 18 composições inéditas inspiradas na história do ouro e do diamante mineiros dos séculos 18 e 19, época em que Portugal tinha no Brasil a sua mais rica colônia. A Coroa portuguesa mandara construir estradas por onde passariam essa riqueza e nelas foram construídos os Registros, postos de fiscalização onde o contador, o fiel, o soldado e o administrador vasculhavam as cargas, as tropas e os tropeiros, os viajantes solitários, escravos e tudo que levavam ao chegar aos limites entre as capitanias. A estrada teve dois troncos iniciais: O Caminho Velho, que ligava Ouro Preto a Paraty; depois veio o Caminho novo, ligação mais curta entre Ouro Preto e o Rio de Janeiro.

Roteiro turístico
A Estrada Real é hoje importante roteiro turístico mineiro. Com trechos originais bem conservados, ao longo dela muitas transformações ocorreram, mas as beleza naturais propícias ao turismo de aventura são abundantes nos quase 1400 km dos caminhos do ouro e do diamante mineiros. Rodovias como a Fernão Dias e a que liga BH ao Rio têm vários trechos que se superpõe ao traçado antigo da Estrada Real.

As canções
Cada canção passa por alguma coisa que caracteriza aqueles tempos de ambição, riqueza, medo, traição, infortúnios. O Caminho velho e o Caminho novo motivaram duas canções. O Santuário do Caraça, as tropas e os tropeiros, a estalagem, a afirmação da naturalidade mineira, a folia, a topografia, o ânimo religioso e tantas outras circunstâncias poéticas e históricas inspiraram cada composição do cd.

Raridade
Cego de amor é uma modinha original do século 19 que foi encontrada em Diamantina e foi letrada por Celso Adolfo para este CD. A gravação respeitou a instrumentação e a partitura originais. A letra foi inspirada na forma poética de Tomaz Antônio Gonzaga, poeta e mártir da Inconfidência Mineira.

CELSO ADOLFO - Mineiro de São Domingos do Prata, o artista lançou em 1983 o seu primeiro disco, “Coração Brasileiro”, produzido por Milton Nascimento. Em 1967 fez os seus primeiros estudos de música na sua terra natal. Já em Belo Horizonte, na década de 70 formou conjuntos de baile. Foi presidente e cantor de coral sob a regência do maestro Roberto de Castro. Em 1983 profissionaliza-se como músico. Desde então se apresenta interpretando as suas composições.

Apresentação teatral:
Performance humorística do ator Vanderlei Costa. O artista contará a história de uma mendiga louca conhecida na Asa Norte, textos que retratam posicionamentos na área política, a beleza e a “teoria do não objeto”, com imitações do poeta Ferreira Gullar sobre a atitude política de seu conterrâneo, o senador José Sarney, entre outros.

Recital de poético
Leitura de poesias e de trechos do livro de poesias Negrojorgen, publicado pela Editora Thesaurus em 2007, de autoria do poeta e escritor JORGE AMÂNCIO.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz

Informações:
Assessora de Imprensa: Francisca Azevedo 61- 8432-3669
Celso Adolfo (31)9978-4499
http://www.celsoadolfo.com.br/cms/
Vanderlei Costta (61) 8153-1620
Jorge Amâncio (61) 8145-3630

Data: 23/07
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate