terça-feira, 9 de junho de 2015

Dia Nacional da Poesia

Arte
Jordânia Gama jordania.gama@portalamazonia.com
Atualizado em 08/06/2015 07:39:36

Poetas amazonenses falam sobre a sanção do Dia Nacional da Poesia

Sancionada nesta sexta-feira (5), a lei homenageia Drummond no dia do seu nascimento
MANAUS - Dia Nacional da Poesia será comemorado no dia 31 de outubro. A nova Lei 13.131/2015 que determina a data foi sancionada, nesta semana, pela presidente Dilma Roussef. O dia escolhido marca o nascimento, em 1902, de um dos mais influentes poetas da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade.


Foto:Divulgação

A individualidade e a timidez são características de Drummond, seu comportamento como escritor e suas obras continuam a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, o que seduz novos leitores a cada dia. Alvo de admiração, o autor teve sua obra celebrada por milhões de admiradores. Morreu aos 85 anos de idade, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas.  Carlos Drummond de Andrade foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo. Suas publicações, crônicas, poesias e diversos livros em prosa atraem milhões de admiradores e seguidores até os dias atuais.

Celebração

O Portal Amazônia ouviu alguns escritores e poetas amazonenses, renomados e da nova geração, que falaram sobre a conquista da celebração oficial do Dia Nacional da Poesia. O poeta e crítico literário, Tenório Telles, afirma estar feliz com a sanção da data comemorativa. Para ele, celebrar a poesia é um ato em defesa da civilização.

Uma sociedade que não reconhece seus poetas, é uma sociedade sem coração e sem alma. A sanção da data é um gesto de reconhecimento e uma grande homenagem à Drummond. É uma atitude de valorização da palavra, da criação e do gênio nacional que foi Carlos Drummond de Andrade.

O reconhecido poeta amazonense, Max Carphentier, também recebeu a notícia com muita alegria. Ele acredita que a data comemorativa fortalecerá vínculos da identidade da poesia brasileira, com as futuras gerações. Aos 70 anos de idade, Max teve a oportunidade de conhecer e se corresponder com Drummond de Andrade.

"Recebo com festa em meu coração a determinação do Dia Nacional da Poesia. Espero que a poesia ganhe cada vez mais força em nosso país. Vamos continuar lutando pela valorização da poesia”, declarou Max.

Carlos Almir recebeu com grande festa a notícia da data comemorativa. Ele acredita que ser poeta é uma profissão muito importante para o mundo, e que a data deve ser exaltada.
"Assim como o médico ajudar curar o corpo humano, o poeta ajuda a curar a alma das pessoas”, disse o poeta.


O poeta revelou que espera que a data comemorativa possa influenciar crianças, pais e familiares no hábito de ler e quem sabe até escrever poesias. "Quem lê poesia tem uma visão melhor da vida. A poesia ajuda a viver e alimenta a alma”, finalizou Carlos Almir.

Entre a nova geração de poetas amazonenses, foram entrevistadas as poetisas Laís Borges e Sálvia Haddad. Laís Borges tem 30 anos e pouco mais de 12 anos de carreira. Ela afirma que ama Carlos Drummond. A poetisa argumenta que a determinação do Dia da Poesia ser no dia 31 de outubro, pode ser ofuscada por outras datas comemorativas, como o halloween. "A data poderia ser escolhida de forma neutra, porque a arte da poesia anda com o tempo e sua história. Castro Alves também foi importante e fez história no seu tempo, assim como Drummond”, disse.
Já a poetisa Sálvia Haddad sentiu-se muito surpresa com a decisão, mas feliz. Ela inclusive fez uma homenagem a Castro Alves, no dia 14 março, que informalmente era comemorado o Dia da Poesia. “ A formalidade e o reajuste da data só veio para fortalecer. O importante é ter um dia para festejar a poesia e ressaltar os poetas”, declarou Sálvia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate