quinta-feira, 20 de março de 2014

Correio traz panorama sobre o que pensam poetas da geração digital

Poetas usam a internet para interagir com público e aumentar alcance de divulgação


Publicação: 20/03/2014 08:19 Atualização: 20/03/2014 08:40
A poeta Lília Diniz aproveita as redes sociais para divulgar o trabalho (Bruno Peres/CB/D.A Press (25/06/2013))
A poeta Lília Diniz aproveita as redes sociais para divulgar o trabalho  

Com publicações diárias e dezenas de “curtidas” e compartilhamentos, a poetisa Lília Diniz divulga inquietações e lirismo no perfil de uma rede social. O mesmo faz Luis Turiba e Marina Mara. Sem abandonar as publicações tradicionais, esses poetas e tantos outros se apropriam das possibilidades e do alcance da internet para interagir com o público e convidar para a leitura da poesia.

“Os novos tempos estão dando mais rapidez e alternativas”, observa Turiba. “Não há diferença entre a poesia que faço para a internet e a que publico nos livros, sinto que foi uma passagem automática”, completa o poeta às vésperas do Dia Mundial da Poesia, comemorado amanhã. No mesmo sentido, Lília Diniz acredita que as novas plataformas não classificam o poeta. “Há formas de expressão diferentes, algumas linguagens vão tocar mais, outras menos. Não podemos impossibilitar que as pessoas se expressem”, destaca Lília Diniz.

Entretanto, a pesquisadora em teoria literária da Universidade de Brasília (UnB) e também poetisa Sylvia Cintrão considera que nem todo verso escrito com 140 caracteres é um poema. “A poesia é concentração, ritmo e símbolos. São esses elementos formais que dão relevância ao texto e exigem muito trabalho. O que temos muito por aí é poema clichê”, avalia Sylvia Cintrão.

Embora a internet seja o meio mais apropriado para dar visibilidade a uma obra poética, o editor de poesia Ítalo Moriconi observa que ainda é preciso conquistar o público para se consagrar como poeta. “A poesia lírica tem próprios caminhos e características, e, muitas vezes, é difícil de ser feita até para um estudante de letras. É um gênero difícil. Se, por um lado, alcança um público amplo, por outro, agrada a um público sofisticado”, comenta Moriconi.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/03/20/interna_diversao_arte,418497/correio-traz-panorama-sobre-o-que-pensam-poetas-da-geracao-digital.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate