sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Edição de fim de ano do Poemação homenageia o poeta José Santiago Naud


O Sarau Videoliteromusical acontece na noite desta sexta-feira, 9, no auditório da BNB

O poeta e ensaísta José Santiago Naud é o homenageado da edição de fim de ano do Sarau Videoliteromusical Poemação que acontece amanhã, sexta-feira, às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Os poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas coordenam o evento que contará com as presenças dos artistas Dina Brandão, Israel Ângelo Pereira, Donne Pitalurgh, Marco Polo Haickel, Jairo Mozart e Carlos Pial. O recital é gratuito e aberto ao público.

José Santiago Naud nasceu na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul. Formado em Letras Clássicas em Porto Alegre, foi diretor do Instituto do Livro, professor pioneiro do nível médio quando se inaugurou Brasília e fundador da Universidade de Brasília (UnB). Publicou 21 livros, dentre os quais: Noite Elementar (Porto Alegre, 1958); Hinos Cotidianos (Rio de Janeiro, 1960); A Geometria das Águas (Porto Alegre, 1963); Ofício Humano (Rio de Janeiro, 1966); Verbo Intranqüilo (Rio de Janeiro, 1967); Conhecimento a Oeste (Lisboa, 1974); Dos Nomes (Rosário, Sta. Fe, 1977); Noção do Dia (Brasília, 1977); Promontorio Milenario (Panamá, 1983); Pedra Azteca (México, 1985) e Vez de Eros (Brasília, 1987); As colunas do templo (Brasília, 1989), O olho reverso (1993), Memórias de signos (Porto Alegre, 1993), O avesso do espelho (1996), Antologia Pessoal (Brasília: Thesaurus, 2001) e 20 poemas escolhidos e um falso haikai (2005). Nesta sexta-feira, 9, Santiago Naud lança seu livro mais recente intitulado Fábrica de Ritos (Brasília: Thesaurus, 2011).

Após a homenagem, sobem ao palco da BNB a poeta e atriz Dina Brandão, autora de Do amor e seus descabelos - poesias massivas, ensaios e um plano de voo, o escritor e agente do programa Mala do Livro, Israel Ângelo Pereira, autor de Voo poético do condor e Donne Pitalurgh professor de artes cênicas, ator, diretor teatral, poeta declamador de Planaltina e autor de Colírios são delírios e A nau dos Insensatos.

Na mesma noite, o escritor maranhense Marco Polo Haichel, radicado em Brasília, lança o livro Falando de Literatura. Jairo Mozart, músico, cordelista, compositor, intérprete e artista plástico, com mais de 30 anos de carreira artística, lança A saga de Rondon pela Dupligráfica Editora, 2011, seu terceiro livro.

A parte musical do Poemação traz à BNB os músicos Carlos Pial, percussionista maranhense, e o Coral Masculino da Escola de Música de Brasília, sob a regência do maestro Danilo Salomão.

POEMAÇÃO 24 (Sarau Videoliteromusical) - Homenagem ao poeta José Santiago Naud. Dia 9de dezembro, 6ª feira, às 19h, no auditório da BNB. Participações de Dina Brandão, Israel Ângelo Pereira, Donne Pitalurgh, Marco Polo Haickel, Jairo Mozart, Carlos Pial e do Coral Masculino da Escola de Música de Brasília. Coordenação e informações: Marcos Freitas e Jorge Amâncio. Entrada franca.

Fotos: 1. José Santiago Naud - retirada do site www.terradospoetas.com.br; 2. Poemação - Flávia Camarano

Fonte: Biblioteca Nacional de Brasilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate