quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Livro O Viajante das Estrelas, de José Waldir Rodrigues


O Viajante das Estrelas
Autor: José Waldir Rodrigues
Tradutor: Sérgio Krieger Barreira
Resenha: Ana Rachel Dantas
Sternenreisender ou O Viajante das Estrelas é a edição bilíngue (português-alemão) do mais novo livro de José Waldir Rodrigues com a tradução de Sérgio Krieger Barreira.

O poeta aborda a vida: partidas, infartos, datas, sentimentos e tudo o mais que acomete o ser de forma lírica, lirismo este que toma seu ápice em "Soneto do Amor sem fim" ou “Sonett der Unendlichen Liebe”*

Poeta que versa desde a simplicidade da rima até os sonetos com citações mitológicas, torna a obra universal. Sternenreisender está na Biblioteca Nacional da Alemanha.

SONETO DO AMOR SEM FIM

Ama-me pelo amor do amor, somente...
e nunca pela luz do meu olhar,
pois ele se transforma, tristemente,
em sombra, quando amor quer te expressar.

Ama-me pelo amor do amor, somente...
E não pelo meu modo de falar,
Quando, em sussurro ou prece comovente,
O meu amor a ti tenta expressar.

Nem me ames pelo pranto que derramo
Nem quando grito ao mundo que te amo,
Nestes meus versos cheios de ansiedade,

Ansiedade do amor que não tem fim.
Ama-me por amor do amor, e assim,
Tu hás de amar-me até a eternidade!...

SONNET DER UNENDLICHEN LIEBE

Liebe mich aus Liebe zur Liebe allein…
und niemals wegen des Leuchten in meinem Blick,
denn dieses verwandelt sich traurig
in Schatten, wenn ich dir Liebe zeigen will.

Liebe mich aus Liebe zur Liebe allein…
Und nicht wegen meiner Art zu sprechen,
wenn ich flüsternd oder als bewegende Bitte
meine Liebe zur dir auszudrücken suche.

Nicht eimal liebe mich für di Klagen, dir ich hervorbringe
nicht wenn ich in die Welt schreie, dass ich dich Liebe,
in diesen meinen Versen vollen Sehnsucht,

der Sehnsucht nach der Liebe, der das Ende fehlt.
Liebe mich aus Liebe zur Liebe und so
musst du mich lieben in alle Ewigkeit!…

Saiba mais sobre o autor piauiense José Waldir Rodrigues em:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=821595
http://www.supertextos.com/texto/Rosas_Do_Nunca_Mais/1205
http://oliveiramarcos.blogspot.com/2008_09_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate