quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Prêmio incentiva cultura afrobrasileira

Por: Redação: com informações de Juliana Rettich, da IAA Comunicação e Eventos - Fonte: Afropress - 29/1/2010

Rio - O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), em parceria com a Fundação Palmares e a Petrobras promovem o 1° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras, que dará prêmios em dinheiro para projetos culturais que tenham a estética negra.

A idéia do Prêmio nasceu da percepção dos organizadores de que não havia no país Editais que incentivassem a produção afrodescendente. O objetivo é valorizar a cultura negra e suas manifestações contemporâneas.

As inscrições para artistas, grupos e companhias de teatro, dança ou artes visuais com trabalhos voltados à estética negra poderão ser feitas até o dia 05 de março pelo site www.premioafro.org, onde o Edital de seleção poderá ser consultado.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídos ou não, mas que possuam comprovação de histórico artístico com ênfase na cultura afrobrasileira.

Na categoria de artes visuais serão contemplados artistas (individual), coletivos de artistas, agentes, produtores e produtoras das áreas de fotografia, pintura, grafite, escultura, gravura, instalação, design, arte tecnológica, multimídia, arte contemporânea, entre outras expressões das artes visuais; nas de dança e teatro, artistas independentes, companhias, associações e cooperativas com projetos artísticos de montagem ou remontagem de espetáculo.

Serão premiados 20 projetos selecionados em cinco regiões do Brasil, quatro em cada uma delas, totalizando R$1.100.000,00 em prêmios.

Segundo Ruth Pinheiro, presidente do CADON, o prêmio foi concebido após o II Fórum Nacional de Performance Negra, realizado no Teatro Vila Velha, em Salvador em 2005, quando foi debatida a falta de editais públicos e linhas de financiamento para trabalhos focados na estética negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate