quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Festival Back2Black


No fim de semana, de 28 a 30 de agosto, Brasília será uma das sedes do festival Back2Black, no Museu Nacional da República. O evento será realizado simultaneamente na cidade do Rio de Janeiro.
A idéia é estimular a discussão e a reflexão a partir de temas que abrangem desde a atual situação no continente até o futuro da África, passando pelo desenvolvimento político-social a partir das artes. Estarão presentes também autoridades locais, líderes internacionais e entidades ligadas ao movimento afro de Brasília.

Com entrada franca, o Back2Black inclui uma mostra de filmes com temática africana, manifestações artísticas da cultura afro, conferências, vídeoinstalações projetadas na cúpula do Museu e uma série de shows com estrelas da música brasileira e internacional.

Entre as atrações musicais escalados para participar do projeto está cantor senegalês Youssou N’Dour, que encerra o evento no domingo (dia 30/8). N'Dour é um dos grandes expoentes da chamada world music. Figura central na cultura africana e na política de seu país, ele já gravou com Neneh Cherry, Bruce Springsteen, Paul Simon, Sting, além de ter vencido o Grammy de Melhor Álbum de World Music Contemporânea em 2005. Integram ainda a programação musical Cidade Negra, Ellen Oléria e Djalma Corrrêa.

Para os painéis de debate foram escaladas personalidades de várias gerações, como o escritor e pintor sul-africano Breyten Breytenbach, um dos nomes mais fortes de resistência ao apartheid nos anos 1960, também a economista zambiana Dambisa Moyo, autora do recém-lançado livro “Dead Aid”, o cineasta sul-africano Gavin Hood, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro 2005 (por Tsotsi), o escritor angolano José Eduardo Agualusa - curador das conferências do evento.

Os brasileiros Gilberto Gil, Alberto da Costa e Silva, Kátia Lund e MV Bill também participam em transmissão ao vivo diretamente da Estação Leopoldina no Rio de Janeiro.

Todo o evento será documentado e dará origem, no fim do ano, ao Back2Black Manifesto, um conjunto que compreende livro, exposição e um documentário cinematográfico. Parte desse material será destinada a escolas de ensino médio e fundamental em todo o país. Jornalistas brasileiros e estrangeiros serão co-autores das conclusões a serem publicadas no Back2Black Manifesto.

O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, Fundação Palmares, SEPPIR, Brasiliatur, Secretaria de Cultura do GDF, Museu da República, Petrobras, Oi Futuro, Vale, Embaixada dos EUA e Banco Mundial.

Mais informações no site: www.back2blackfestival.com.br

Programação:
28/8 - sexta-feira

-14:45hs - Solenidade de abertura com autoridades.
Convidados: SEPPIR; Ministério da Cultura, (Fundação Palmares); Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural; CDDN Secretaria de Direitos Humanos GDF.
- 15hs às 17hs - CONFERÊNCIA: “Construindo Utopias” (Apresentador: Nelson Inocêncio, Mediador: Nelson Saute).

Conferencista: cineasta GAVIN HOOD e MIGUEL GULLANDER.
Local: auditório A (capacidade: 700 pessoas).
17h - Coquetel
17h- Grupo Afro – A Muringa
17h às 21h - Mostra de filmes Afro no auditório
18h30 - Roda de Capoeira
19h30 - Projeção de “A Liga da Língua”, “Haiti” e “A força de Olhar o Amanhã” na parede externa do museu. Curador: Ciro Marcondes (IESB - UNICESP).
29/8 - sábado

16:30hs - Manifestação artística com grupos de capoeira das cidades-satélites do DF
15:00 às 17:00hs - Conferência “Cultura, desenvolvimento e Globalização” (Apresentador: Nelson Inocencio ; Mediador: José Eduardo Agualusa)
Conferencistas: ativista e escritor Breyten Breytenbach e José Eduardo Agualusa. Local: Auditório A (capacidade: 700 pessoas)
17h às 21h - Mostra de filmes no auditório A.
17h30 - Dom Funk
18h - Nanan Matos
20h - Projeção de Filme Outdoor Jean Rouch, “Eu, um Negro”. “Projeto Mostra Jean Rouch”.

30/8 - domingo
16h - Manifestação artística Boi Bumbá do Seu Teodoro (Sobradinho - DF)
17h às 21h - Conferência “A Africa na Construção do Mundo” (transmissão ao vivo via satélite do RJ), com Gilberto Gil e Graça Machel e Dambisa Moyo
17h às 21h - Mostra de filmes no auditório A
17h30 - Manifestação artística (Tambor de Crioula)
19h - Shows com Djalma Corrêa, Ellen Oléria, Cidade Negra e Yossou N’Dour

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate