segunda-feira, 4 de julho de 2011

Terça-feira poética na BNB


Sarau homenageia os poetas Angélica Torres e Fred Maia

A 19ª edição do Sarau Videoliteromusical Poemação homenageia na próxima terça-feira, 5, a partir das 19h, os poetas Angélica Torres e Fred Maia. O evento é coordenado por Jorge Amâncio e Marcos Freitas e acontece no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), localizado no segundo andar. A entrada é gratuita.
Nesta edição, o sarau vai privilegiar a poesia brasiliense traduzida para o espanhol, por meio do projeto educativo e cultural Aprender a ler e traduzir poesia, apresentado no curso de extensão da Universidade de Brasília (UnB) pela professora, tradutora e também poeta, Alicia Silvestre Miralles. Pelo projeto, foram traduzidos oito poemas de oito poetas brasilienses - Amneres Santiago, Angélica Torres, Cristina Bastos, Fred Maia, Jorge Amâncio, Marcos Freitas, Marina Mara e Nicolas Behr. As traduções foram realizadas pelo espanhol Carlos Saiz Alvarez, que mora em Brasília desde 2005, e pela mineira Rosa Maria Severino, mestre em Literatura pela UnB.
HOMENAGEADOS - O Sarau homenageia Angélica Torres, poeta e jornalista, que publicou os livros Sindicato de Estudantes (1986), pelo qual recebeu o Prêmio Mário Quintana de Poesia, do Sindicato dos Escritores de Brasília, e, Solares (poesias, 1988), com o grupo Bric a Brac. É autora do texto de Koikwa, Um Buraco no Céu (Editora UnB, 1999) e também livros de poesia Paleolírica (Brasília: Alô Comunicação, 1999), O Poema quer ser Útil (Editora LGE,2006) e o mais recente, Luzidianas, pela Coleção OiPoema.
O segundo poeta homenageado da noite é Fred Maia, ex-assessor especial do Ministro da Cultura do governo Lula, um dos mentores do evento cultural, Brasília Outros 50 anos, que reproduziu a diversidades da cultura brasiliense. No campo poético, publicou Um Rock por Nada (São Paulo: Ed.Arte Pau Brasil), eupor (São Paulo: Ed.Nômades); Mais que Imperfeito (Porto Alegre: Poema Editora, 2004) e o ensaio Plinio Marques - a crônica dos que não têm voz (São Paulo: Ed.Boitempo), em parceria com Vinicius Pinheiro e Javier Contreras.
A 19ª edição do Poemação traz também como convidados o poeta Antonio Miranda - escritor, dramaturgo e escultor, autor de romances, poesias e peças para teatro (gênero pelo qual é conhecido no exterior) em vários países, e a "poetatriz" hispano-brasiliense, Juliana Ponciri, com uma trajetória de 15 anos de Teatro, onde atua como professora, pesquisadora e crítica. A parte musical do Sarau contará com a música castelhana apresentada pelo trio formado por Márcio Bonfim (violão e Voz), pelo chileno Rodrigo Vivar (violão e voz) e pelo percussionista Jorge Macarrão. Ao final, o público mostra o talento em Poesia na Plateia e concorre a sorteio de livros.
O Sarau é realizado na primeira terça-feira do mês com o objetivo de privilegiar a poesia brasiliense, visando a II Bienal Internacional de Poesia de Brasília (II BIP), que será realizada no período de 14 a 17 de setembro de 2011.
POEMAÇÃO 19 (Sarau Videoliteromusical) - Homenagem aos poetas Angélica Torres e Fred Maia. Dia 5 de julho, 3ª feira, às 19h, no auditório da BNB. Participação de Alicia Silvestre, Amneres Santiago, Antonio Miranda, Carlos Saiz Alvarez, Cristina Bastos, Jorge Macarrão, Juliana Ponciri, Márcio Bonfim, Marina Mara, Nicolas Behr, Rodrigo Vivar e Rosa Maria Severino. Coordenação e informações: Marcos Freitas (8129-7116) e Jorge Amâncio (9100-3556). Entrada franca.

Biblioteca Nacional de Brasília
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa e RP
bip.brasilia@gmail.com
55 61 3325-6257 R. 160/161
BNB
http://www.bnb.df.gov.br
BIP
http://www.bipbrasilia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate