sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Duplo tributo à Cecília Meireles na Biblioteca Nacional de Brasília


Tema do mês no projeto Tributo ao Poeta, a poesia de Cecília Meireles estará no palco da Biblioteca Nacional de Brasília, na próxima 4ª feira, 21, com direito a dois espetáculos concebidos e dirigidos por Sylvia Cyntrão, poeta e professora da Universidade de Brasília. O primeiro compõe-se de uma palestra dela sobre a obra de Cecília e recital com participação da poeta Deliane Leite; em seguida, o grupo VivoVerso (UnB) apresenta o espetáculo Fale-me de Amor!, em diálogo temático da poética de Cecília com a poesia de Affonso Romano de Sant’Anna; por fim, será lançado o livro Poesia: O Lugar do Contemporâneo, organizado pela professora. Aberto ao público, o Tributo à Cecília Meireles começa às 19h, com 40 minutos dedicados à aula recital e 16 minutos ao espetáculo seguinte.

Durante a aula-recital, Sylvia Cyntrão contará com a parceria de Deliane Leite, integrante do VivoVerso, grupo formado por alunos de graduação e pós-graduação e também por ex-alunos da UnB. Para o espetáculo seguinte, todo o elenco do VivoVerso estará no palco da Biblioteca. Sylvia explica que o encerramento do Tributo com mais este recital é uma homenagem “à inspiradora e mestra de todos os poetas da geração posterior, como Affonso Romano de Sant’Anna”, autor dos versos do espetáculo em questão.

SHOW, LIVRO E CD - A presença do VivoVerso no Tributo à Cecília Meireles cumpre mais um duplo ritual: o de homenagem à sua poética por meio da interação com o tema de Fale-me de Amor, e o de ilustrar ao vivo para o público o conteúdo do CD do Grupo, que encarta o livro Poesia: O Lugar do Contemporâneo, a ser lançado durante o coquetel de encerramento do evento.

Sylvia Cyntrão foi parceira da Biblioteca Nacional de Brasília para a organização, na Universidade de Brasília, do Simpósio de Crítica de Poesia, que fez parte da programação da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (I BIP), empreitada comandada pelo diretor da BNB, Antonio Miranda, em setembro do ano passado. Após o Simpósio, ela reuniu e organizou a edição dos ensaios apresentados no Anfiteatro 9 da UnB, por 30 intelectuais brasileiros e estrangeiros convidados, como Antonio Carlos Secchin (RJ), Antonio Pietroforte (SP), Eduardo Garcia (Espanha), Soledad Bianchi (Chile), Daniel Chirom (Argentina), Zélia Bora (PB) e Anderson Braga Horta (DF).

Os textos abordam o diálogo da poesia contemporânea com as artes visuais, a canção, o ensino, o gênero, a imprensa, a memória, as mídias, o teatro, as tipologias do discurso e a tradução, e compõem o testemunho da participação acadêmica no programa da I BIP.

UM POUCO DA POETA-MOR BRASILEIRA
Cecília Meireles (07.11.01 – 09.11.64) mostrou talento e aplicação desde a infância. Escreveu aos oito anos seu primeiro poema, e recebeu de Olavo Bilac medalha de ouro pelo curso primário feito com "distinção e louvor". Após publicar com 18 anos o primeiro livro, Espectro, não demoraria a se tornar um dos nomes-símbolo da poesia moderna brasileira, recebendo ao longo de duas décadas, uma série de prêmios literários. Entre eles, recebeu um Jabuti de Tradução de Obra Literária, uma vez que foi também exímia tradutora de peças teatrais de Lorca, Rilke e Virgínia Wolf, entre outros dramaturgos. Sua poesia está traduzida para o espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, húngaro, hindu e urdu, e foi musicada por Camargo Guarnieri, Lamartine Babo, Bacharat e Fagner, para citar alguns. De 1923 até 2007, sua obra compreende cerca de 50 títulos. (Angélica Torres)

TRIBUTO À POETISA CECÍLIA MEIRELES – Com Sylvia Cyntrão, participação de Deliane Leite, intervenção do Grupo VivoVerso e lançamento de Poesia: o lugar do contemporâneo. Dia 21.10.09, às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Entrada Franca. Apoio: Fundo de Arte e Cultura/ Secretaria de Cultura/DF.

Biblioteca Nacional de Brasília
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa
55 61 3325-6257 Ramais 107 / 109
Visite http://www.bnb.df.gov.br
http://www.bipbrasilia.unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate