terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Francisco K lança livro de poesias hoje no Senhoritas Café

Poemas compõem livro inventivo e arriscado com temas ligados à política e estranhamento

postado em 15/12/2015 07:35
Vanessa Aquino

No mês que completa 25 anos da estreia com o livro Aresta/ Hagoromo, o poeta Francisco K lança o sétimo livro, Error, hoje, no Senhoritas Café, às 19h. A nova publicação apresenta três poemas — textos estranhos, segundo o autor — e difíceis de classificar: “Erros, Sublevação e Samba”.

A obra é continuidade de uma tendência recorrente em livros de Francisco K, que é a dos poemas como-que-longos — a exemplo de textos como “Hagoromo”, “Pierrô alunicado” e “Poesia aporia”. Error é, de acordo com o poeta, a descida aos infernos em um plano sequência fragmentário “ou simples caminhada”.

Em “Sublevação”, Francisco consultou os manuais de Marighela e outros cadernos para trazer à tona um lado diferente da guerrilha. Já o poema “Samba” traz uma épica e marcante problemática, que é a radicalização do método de colagem e, nesse contexto criativo, a inspiração vem de Joaquim de Sousândrade, Walter Benjamim, S.M. Eisenstein, de pós-tropicalistas e de Jean-Luc Godard.

“Error é, sem dúvida, o livro mais inventivo e arriscado, potencialização da poesia do estranhamento. Profundamente metalinguístico, cinematográfico e político. (…) Essa obra exige de nós uma leitura atenta e experimental”, diz Lurya Nascimento no prefácio.

Francisco explica que a política é um tema que une os poemas, mas aparece mais como uma problematização. A forma inventiva dos versos também seria uma singularidade e um ponto de aglutinação.
“Existe o conceito de invenção, um texto que foge do gênero desconhecido. Teria um pouco essa pretensão.

O apelo visual existe, mas não é o tema central. Acho que é um livro que segue um caminho que não é o da poesia concreta. Nunca me senti pertencente a essa corrente”, comenta. “Meus poemas vão para um terreno que não é o da poesia concreta. O que faço, de certa forma, é brincar com essa ideia. Trabalhar com essa ideia de épica desconstrutiva”, completa, ao concluir que, no primeiro livro, ficaram latentes vários caminhos que se desdobraram depois. “É um livro que tem muita diversidade de caminhos e elementos da invenção. Não acredito no novo absoluto.”

Serviço:
Error
De Francisco K. Siglaviva, 80 páginas. hoje, às 19h.
Senhoritas Café - CLN 408, bloco E, lojas 42/52 | Asa Norte. Entrada franca. Valor do livro: R$ 25.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2015/12/15/interna_diversao_arte,510643/francisco-k-lanca-livro-de-poesias-hoje-no-senhoritas-cafe.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Links
Translate